quinta-feira, 28 de setembro de 2017

4º bimestre: Exercício inicial - A chegada dos portugueses à América

Pense e responda em seu caderno:

Por que o termo "descobrimento do Brasil", para fazer referência à chegada dos portugueses às terras americanas, pode ser considerado um equívoco?

Gabarito Estudo Dirigido do 3º bimestre - atividades 7 (item B) e 8

E.D. atividade 7: (item b)

b) Os chapetones eram os espanhóis que vieram para a América e exerciam os cargos mais importantes da administração colonial. Eram a elite política da América Espanhola.
Os criollos eram “brancos” nascidos na América (descendentes de espanhóis), e proprietários de minas e terras. Participavam politicamente somente dos cabildos. Eram a elite econômica da América Espanhola.
Os mestiços eram trabalhadores livres, miscigenados (ou seja, filhos de espanhóis com indígenas).
Os indígenas eram aqueles sobreviventes à conquista e seus descendentes; trabalhavam de forma compulsória nos sistemas de mita e encomienda.
Os escravos eram africanos trazidos para a América e seus descendentes, e trabalhavam na produção açucareira das Antilhas.

E.D. atividade 8:

Mita:
- Trabalho compulsório exercido pelos indígenas nas minas, lavouras e obras públicas por determinado período de tempo; 
- Os indígenas recebiam por este trabalho uma pequena remuneração.

Encomienda:
- Trabalho compulsório realizado pelos indígenas;
- A Coroa espanhola autorizava um colono espanhol a explorar o trabalho indígena durante um período de tempo;
- Em troca pelo trabalho, os espanhóis deviam prover ensino religioso católico para os indígenas, assim como alimentação e proteção. 



segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Matéria da prova bimestral - 22/09/2017

- Expansão marítima europeia (tudo o que foi trabalhado)
- Chegada dos espanhóis à América: estranhamento mútuo e etnocentrismo
- Conquista dos Impérios Asteca e Inca pelos espanhóis: fatores gerais da conquista; fatores específicos de cada império. 
- Colonização da América Espanhola: pacto colonial; órgãos administrativos; divisão em regiões (Vice-Reinos e Capitanias Gerais). 

Fontes de estudo: caderno, ED's, blog, livro didático (capítulo 1 da unidade 7 - páginas 158 a 162 + capítulo 2 da unidade 5 - páginas 118, 119, 123), ficha complementar 5. 

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Gabarito - ED atividade 4, parte II

II – A metrópole comprava os produtos da colônia a preços baixos e revendia a preços altos na Europa, e vendia para a colônia produtos de que esta precisava a preços altos, gerando grandes lucros para a metrópole. Isto era possível porque o pacto colonial criava uma dependência econômica da colônia em relação à sua metrópole.