terça-feira, 23 de junho de 2015

Gabarito da Prova 2º bimestre

 1)      (Exercício do caderno sobre Contrarreforma) Porque após as Reformas Protestantes, o Cristianismo se dividiu entre os cristãos católicos, cristãos luteranos, cristãos anglicanos e cristãos calvinistas.
2)   (discutimos em sala) Porque a Igreja Anglicana foi criada por motivos políticos, e não religiosos ou doutrinários. 
3) (Adaptada do teste do bimestre) A argumentação dos camponeses, que diziam que não havia nada na Bíblia que justificasse a servidão, se baseava na ideia da doutrina luterana de que toda a verdade está contida na Bíblia; se não havia nela justificativa para a servidão, esta não deveria existir.
4) (Exercício do caderno sobre Contrarreforma; enunciado da questão 6 do E.D.) O principal objetivo da Contrarreforma era conter o avanço das Igrejas Protestantes e evitar o agravamento da crise vivida pela Igreja Católica, tentando reverter sua perda de fiéis e poder político e espiritual.
5) (Questão 9 do E.D.)
a)      Poderiam ser apontadas as seguintes diferenças:
- O oceano Índico, existente e bem representado no mapa 2, é um mar fechado no mapa 1.
- No mapa 2, a América já aparece, enquanto no mapa 1 ela é inexistente.
- No mapa 1, a parte do centro-sul da África está mal representada, mas no mapa 2 o continente todo já está mais semelhante ao que conhecemos hoje.
- A Antártica aparece no mapa 2, mas não no mapa 1.

b)      Com a expansão marítima nos séculos XV e XVI, o conhecimento que os europeus tinham sobre o mundo aumentou muito em relação ao século II, o que explica as diferenças entre os mapas. 

6)      (Questão 7 do E.D.)
a)      O objetivo comum aos dois projetos era chegar às Índias, para comercializar especiarias e produtos de luxo.
b)      O projeto de navegação dos portugueses era o “périplo africano”, ou seja, a ideia de contornar a África para chegar ao Oriente. O projeto espanhol era navegar em direção ao Ocidente para chegar ao Oriente. 
7 7)    V – F – V – V – F – F – V




Nenhum comentário:

Postar um comentário