2) a) - Formação de um exército permanente; criação de um corpo de funcionários reais; elaboração de leis que favorecessem a burguesia e limitassem o poder dos nobres; criação de Assembleias do Reino ou Parlamentos.
b) A nobreza, que perderia poder com o processo, se interessou por cargos administrativos para auxiliar o rei a governar.
c) A burguesia se interessava pela unificação da moeda, das leis, dos impostos, dos pesos e medidas, para que seus negócios e atividades comerciais fossem facilitados.
3) b) A burguesia era um grupo economicamente poderoso, pois tinha negócios lucrativos e ganhava muito dinheiro; no entanto, a posição social dela era a terceira camada da sociedade, o que significava que ela não tinha os privilégios da nobreza ou do clero, já que a posição social de um indivíduo era determinada pelo nascimento, e não pela riqueza.
4) Não, porque as sociedades europeias da Idade Moderna tinham diferenciações entre os indivíduos estabelecidas por critérios de nascimento, ou seja, os seres humanos não eram considerados todos iguais perante a lei.
5) Foi um movimento intelectual e artístico europeu, ocorrido nos séculos XV e XVI, em que foram novamente valorizadas ideias da Antiguidade greco-romana, fazendo, por isso, "renascerem" estas ideias.
6) A arte renascentista tinha como características a noção de profundidade, com a perspectiva e jogo de luz e sombra, e de movimento, e sua maior preocupação era com a beleza e o realismo da pintura ou escultura. A arte medieval apresentava figuras "chapadas", e estáticas, sem noções de profundidade e movimento, e tinha uma preocupação maior com a mensagem que passava do que com a beleza estética.
7) Antropocentrismo é a valorização do homem como centro das questões e preocupações humanas, como ser capaz de conhecer o mundo à sua volta por seu próprio raciocínio e observação, já que é a mais perfeita criação de Deus; Teocentrismo é a valorização de Deus como centro das preocupações do homem, e como fonte do conhecimento sobre o mundo e sobre o próprio ser humano.
8) T - A - A - T
Nenhum comentário:
Postar um comentário