quinta-feira, 17 de março de 2016

Algumas imagens do Renascimento

Queridos alunos,

Abaixo coloquei algumas das imagens trabalhadas por nós em aula, com as datas de execução das obras, para que vocês revejam:

1) Homem Vitruviano (Leonardo da Vinci, +/- 1490)


2) Cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, construída por Brunelleschi (+/- 1420-1436)


3) São Jorge, de Donatello (1415-1416) - Florença: 


4) A Última Ceia, de Leonardo da Vinci (1495-1498), Milão (em cima, pintura de da Vinci; embaixo: mesma pintura, com o ponto de fuga demarcado): 


5) A criação de Adão - Michelângelo, Capela Sistina (1508-1512): 


6) Teto da Capela Sistina, em que está a pintura acima - Michelângelo (1508-1512): 


7) Davi, Michelângelo (1501-1504) - Florença: 


8) Moisés, Michelângelo (1513-1516) - Roma: 


9) Pietà, Michelangelo (1498-1499): 


10) Escola de Atenas, Rafael (1509-1511): 










terça-feira, 15 de março de 2016

Exercícios introdutórios sobre o Renascimento - gabarito

1) Que transformações vivia o mundo no período em que aconteceu o chamado "Renascimento"?

- O comércio da Europa com o Oriente proporcionou o enriquecimento de muitas cidades europeias, especialmente italianas, e trocas culturais importantes.
- Com a crise do século XIV, podemos dizer que ocorreu a crise do feudalismo e o fortalecimento dos reis. Houve também a formação e consolidação de alguns Estados europeus, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra.
- As viagens marítimas europeias ampliaram, do ponto de vista da Europa, o mundo conhecido.
- Algumas inovações técnicas e científicas surgiram no cenário europeu, como a bússola magnética, o relógio mecânico, e a imprensa de Gutenberg. Além disso, estudos de anatomia e astronomia ganharam força neste período.

2) O que é o Humanismo?

Humanismo é um movimento intelectual e filosófico de valorização do homem como produtor e objeto de conhecimento. O humanista era aquele que estudava o homem (no sentido de humanidade em geral), as relações entre os homens, e também a natureza.

3) Qual a importância da invenção da imprensa (ou prensa) para o Renascimento?

A imprensa facilitou muito a difusão de conhecimento, pois o processo de copiar livros se tornou mais simples e mais barato.

Vídeo: Leonardo da Vinci, Vitrúvio e as proporções do corpo humano

Queridos alunos,

Selecionei este vídeo que mostra as proporções do corpo mostradas por Leonardo da Vinci em seu "Homem Vitruviano", baseado nos estudos de Vitrúvio, importante arquiteto romano do século I a.C.

É interessante reforçar aqui o que discutimos em aula: o "Homem Vitruviano" é um exemplo para nós do ideal renascentista de buscar inspiração nas obras e estudos dos homens da Antiguidade Clássica (greco-romana) para superá-los e criar ainda mais, ir além. 



Assistam ao vídeo! Acredito que vão achar bastante interessante... 

E assistam também a este outro vídeo, que mostra como a "divina proporção", que está presente no corpo humano como mostrado acima, aparece também na natureza: 




Até a próxima aula! 


O Renascimento

Queridos alunos,

Aí vai um pequeno resumo do que vimos até agora, e do que ainda veremos, sobre o assunto "Renascimento Cultural". Este resumo será atualizado ao longo das aulas deste bimestre.

Bons estudos!



O Renascimento Cultural 

1) O conceito de Renascimento: Movimento intelectual e artístico situado na Europa nos séculos XV e XVI, que buscou recuperar princípios e valores da Antiguidade Greco-Romana.

OBS: para os artistas do Renascimento, as artes e as ciências deveriam caminhar juntas, buscando maior realismo, perfeição e beleza de suas pinturas, esculturas, etc. 

2) O HumanismoMovimento intelectual de estudos sobre o próprio homem e as relações entre os homens, e também sobre a natureza. Neste movimento, a ideia principal era de que o homem era o centro do conhecimento, tanto como produtor de conhecimento, ou seja, aquele que pode estudar questões relativas a ele mesmo, à humanidade e ao mundo à sua volta, quanto como objeto a ser estudado e conhecido. 

3) Arte Medieval x Arte Renascentista 

A arte medieval não era tinha como foco ser realista ou bela. O principal objetivo era passar uma mensagem religiosa, representando uma cena bíblica ou uma parte das vidas dos santos cristãos, de maneira a ajudar na divulgação de aspectos importantes do Cristianismo. Por isso, as pinturas são "chapadas", ou seja, não apresentam noção de profundidade; suas cores não são realistas; o corpo humano e a natureza não são representados de forma próxima do real. A preocupação maior dos artistas - considerados "artesãos" - era basicamente reforçar as ideias cristãs para os fiéis, em sua maioria analfabetos.  

A arte renascentista, por sua vez, tinha como preocupação fundamental o realismo e a beleza. Por isso, os artistas deste período, ao realizarem suas pinturas e esculturas, se preocupavam muito com estudos científicos como anatomia e matemática, para poder representar da forma mais perfeita e realista possível as formas humanas e a natureza em geral; era dada grande importância às proporções do corpo humano, e à representação das emoções humanas. A pintura apresentava noções de profundidade, movimento, e as cores eram muito vivas. Os artistas usavam técnicas como luz e sombra para dar às suas pinturas perspectiva. 


4) Os mecenas

Os mecenas eram os "patrocinadores" das artes no Renascimento e o mecenato era uma relação estabelecida entre os artistas e seus patrocinadores. 
Os mecenas eram, em geral, nobres, burgueses, ou membros do alto clero, que buscavam maior prestígio social ao patrocinar artistas. Os artistas, por sua vez, eram muito interessados no patrocínio dos mecenas pois podiam dedicar sua vida às artes tendo a garantia de moradia, alimentação, vestuário, materiais de que precisasse para produzir, etc.   

5) Valores medievais x valores renascentistas:
Que ideias eram típicas da Idade Média e foram modificadas com o Renascimento? Veja abaixo na tabela. 

Lembrando que: 

TEO = Deus 
ANTROPO = Homem 
GEO = Terra 
HELIO = Sol 


6) A ciência moderna 
- Características da ciência moderna: 
           a) Ciência baseada na observação e experimentação 
           b) Linguagem matemática para descrever os fenômenos e elaborar modelos 

- Heliocentrismo: Copérnico e Galileu (séculos XVI / XVII). 

OBS: o Geocentrismo, ideia predominante na Idade Média, estava de acordo com a visão de mundo da Igreja Católica, em que a Terra, planeta em que vivia o homem, a mais perfeita criação de Deus, devia ocupar o centro do universo, com todos os outros corpos celestes girando em torno dela. 

  

terça-feira, 8 de março de 2016

Dia internacional da mulher

Queridos alunos,

Hoje, 08 de março, como vocês sabem, é o dia internacional da mulher. Por isso, achei que seria interessante postar aqui um link para um texto que aborda o tema, explicando as origens desta data, que marca as lutas das mulheres por igualdade. Segue o link:

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/8-marco-dia-internacional-mulher-genero-feminismo-537057.shtml

Boa leitura!

terça-feira, 1 de março de 2016

A organização social da Europa Moderna (copiar no caderno e fazer os exercícios)


  • Grupos sociais da Europa Moderna: 
    • Clero 
    • Nobreza 
    • Terceira Camada (grandes e pequenos comerciantes, banqueiros, artesãos, agricultores, camponeses, homens pobres, etc.) 
      OBS: o rei era um membro da nobreza, e não constituía um grupo social à parte.
  • Características da organização social da Europa Moderna: 
    • Pouca mobilidade social 
    • O grupo social a que um indivíduo pertencia era determinado pelo seu nascimento; portanto, os seres humanos não eram considerados iguais por nascimento. 
    • Clero e nobreza eram grupos privilegiados, enquanto a terceira camada era um grupo sem privilégios. 

Exercícios:
1) Construa a pirâmide social da Europa Moderna. 
2) Em que camada da pirâmide se encontra a BURGUESIA?