terça-feira, 15 de março de 2016

O Renascimento

Queridos alunos,

Aí vai um pequeno resumo do que vimos até agora, e do que ainda veremos, sobre o assunto "Renascimento Cultural". Este resumo será atualizado ao longo das aulas deste bimestre.

Bons estudos!



O Renascimento Cultural 

1) O conceito de Renascimento: Movimento intelectual e artístico situado na Europa nos séculos XV e XVI, que buscou recuperar princípios e valores da Antiguidade Greco-Romana.

OBS: para os artistas do Renascimento, as artes e as ciências deveriam caminhar juntas, buscando maior realismo, perfeição e beleza de suas pinturas, esculturas, etc. 

2) O HumanismoMovimento intelectual de estudos sobre o próprio homem e as relações entre os homens, e também sobre a natureza. Neste movimento, a ideia principal era de que o homem era o centro do conhecimento, tanto como produtor de conhecimento, ou seja, aquele que pode estudar questões relativas a ele mesmo, à humanidade e ao mundo à sua volta, quanto como objeto a ser estudado e conhecido. 

3) Arte Medieval x Arte Renascentista 

A arte medieval não era tinha como foco ser realista ou bela. O principal objetivo era passar uma mensagem religiosa, representando uma cena bíblica ou uma parte das vidas dos santos cristãos, de maneira a ajudar na divulgação de aspectos importantes do Cristianismo. Por isso, as pinturas são "chapadas", ou seja, não apresentam noção de profundidade; suas cores não são realistas; o corpo humano e a natureza não são representados de forma próxima do real. A preocupação maior dos artistas - considerados "artesãos" - era basicamente reforçar as ideias cristãs para os fiéis, em sua maioria analfabetos.  

A arte renascentista, por sua vez, tinha como preocupação fundamental o realismo e a beleza. Por isso, os artistas deste período, ao realizarem suas pinturas e esculturas, se preocupavam muito com estudos científicos como anatomia e matemática, para poder representar da forma mais perfeita e realista possível as formas humanas e a natureza em geral; era dada grande importância às proporções do corpo humano, e à representação das emoções humanas. A pintura apresentava noções de profundidade, movimento, e as cores eram muito vivas. Os artistas usavam técnicas como luz e sombra para dar às suas pinturas perspectiva. 


4) Os mecenas

Os mecenas eram os "patrocinadores" das artes no Renascimento e o mecenato era uma relação estabelecida entre os artistas e seus patrocinadores. 
Os mecenas eram, em geral, nobres, burgueses, ou membros do alto clero, que buscavam maior prestígio social ao patrocinar artistas. Os artistas, por sua vez, eram muito interessados no patrocínio dos mecenas pois podiam dedicar sua vida às artes tendo a garantia de moradia, alimentação, vestuário, materiais de que precisasse para produzir, etc.   

5) Valores medievais x valores renascentistas:
Que ideias eram típicas da Idade Média e foram modificadas com o Renascimento? Veja abaixo na tabela. 

Lembrando que: 

TEO = Deus 
ANTROPO = Homem 
GEO = Terra 
HELIO = Sol 


6) A ciência moderna 
- Características da ciência moderna: 
           a) Ciência baseada na observação e experimentação 
           b) Linguagem matemática para descrever os fenômenos e elaborar modelos 

- Heliocentrismo: Copérnico e Galileu (séculos XVI / XVII). 

OBS: o Geocentrismo, ideia predominante na Idade Média, estava de acordo com a visão de mundo da Igreja Católica, em que a Terra, planeta em que vivia o homem, a mais perfeita criação de Deus, devia ocupar o centro do universo, com todos os outros corpos celestes girando em torno dela. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário