terça-feira, 24 de maio de 2016

As Reformas Protestantes e a Contrarreforma (parte 4): a Reforma Católica ou Contrarreforma

A Reforma Católica é também conhecida como Contrarreforma, e foi uma espécie de reação da Igreja Católica às Reformas Protestantes.

Gabarito das questões do caderno:
1) Quais eram os objetivos da Reforma Católica?
R: Os objetivos da Reforma Católica eram tentar combater as práticas abusivas do clero, para reconquistar a confiança dos fiéis, fortalecer a doutrina católica frente às doutrinas protestantes, e conter o avanço das Igrejas Protestantes pela Europa.

2) Identifique as principais medidas do Papa Paulo III para atingir estes objetivos.
R: O Papa Paulo III deu ordens de criar seminários, colégios e universidades católicas, autorizou e incentivou as atividades da Companhia de Jesus, assim como as atividades da Inquisição, e convocou o Concílio de Trento.

3) O que é um Concílio?
R: Um concílio é uma reunião dos membros do alto clero, em que são tomadas importantes decisões sobre doutrina e práticas a serem adotadas pela Igreja Católica.

4) Quais foram as principais decisões do Concílio de Trento?
R: Ficou definido pelo Concílio de Trento que: a salvação da alma se dava, de fato, pela fé e boas obras; a Bíblia era uma importante fonte de verdade, mas não a única; os membros do clero eram os únicos com o poder de interpretar corretamente a Bíblia; as indulgências eram um meio para a salvação da alma, mas não poderiam ser mais vendidas pelo clero; foram confirmados os sete sacramentos (Batismo, Eucaristia, Confissão, Crisma, Ordem, Matrimônio, e Extrema-Unção ou Unção dos Enfermos); foi confirmado o culto aos santos e à Virgem Maria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário