terça-feira, 21 de junho de 2016

Gabarito da prova 2º bimestre

1) A crítica feita à Igreja Católica trata da vida de luxo que levava parte dos membros do alto clero, como bispos, cardeais e o próprio Papa, que, em vez de se preocuparem com suas tarefas religiosas, se interessavam pelos bens materiais.

2)  Ver a questão 2 do E.D.

3) A Igreja Anglicana foi criada por motivos políticos (a necessidade de Henrique VIII de conseguir um herdeiro masculino para o trono inglês), e não por questões religiosas. Por isso, sua doutrina não apresenta tantas diferenças em relação à católica.

4) A Contrarreforma tinha por objetivos combater as Reformas Protestantes e difundir a fé católica, de modo a conseguir mais fiéis, e a Companhia de Jesus foi criada para, justamente, expandir o catolicismo pelo mundo.

5) a) O mapa 1 não tinha a América nem a Antártica, e a parte centro-sul do continente africano não está bem representada. O mapa 2 já traz representações da América e da Antártica, e a África está muito mais próxima da realidade do que no primeiro mapa. No mapa 1, o Oceano Índico aparece como um mar fechado; já no mapa 2, ele é representado como um oceano.

b) O mapa 1 foi produzido em um momento em que o mundo conhecido era “menor” do que no século XVI, em que foi elaborado o mapa 2; este foi elaborado no período das Grandes Navegações (ou expansão marítima), que ampliaram o conhecimento que os europeus tinham sobre o mundo.

6) a) O objetivo comum aos portugueses e espanhóis era chegar às Índias, para comprar especiarias e produtos de luxo que seriam revendidos na Europa.

b) A rota dos portugueses era o "périplo africano", ou seja, navegar pela costa da África, contornando-a para chegar ao Oriente. A rota espanhola era navegar em direção ao Ocidente para chegar ao Oriente.

7) a) V
b) F
c) V
d) V
e) V


Nenhum comentário:

Postar um comentário