I - Teocentrismo: ideia de que Deus deveria ocupar o centro da vida humana, das preocupações e questionamentos dos homens, do conhecimento e das artes.
Antropocentrismo: ideia de que o homem deveria ocupar o centro das preocupações humanas, dos questionamentos, artes e conhecimentos produzidos pelo próprio homem, porque ele é a mais perfeita criação de Deus.
ATENÇÃO: os conceitos abaixo serão trabalhados com vocês nas próximas aulas.
Geocentrismo: ideia de que a Terra ocupava o centro do universo, e que todos os outros corpos celestes giravam em torno dela.
Heliocentrismo: ideia de que o Sol estava no centro do universo, e que todos os outros corpos celestes - inclusive a Terra - giravam em torno dele.
II - Medievais: Teocentrismo e Geocentrismo. Modernas: Antropocentrismo e Heliocentrismo.
QUESTÃO 5:
a) As cidades italianas tinham governos independentes umas das outras, e eram governadas por membros da burguesia, de forma geral, enquanto a França e Inglaterra, por exemplo, eram reinos unificados, governados por Monarquias Hereditárias, em que os monarcas (reis) eram pessoas de origem nobre.
b) Humanismo era um movimento filosófico que afirmava que o homem devia ser o produtor e o objeto de conhecimento, e dava enorme importância aos estudos sobre as relações humanas e a natureza. Ele começou na Península Itálica porque ali estava mais preservada a cultura greco-romana, que serve de inspiração para este movimento.
c) Os mecenas buscavam um melhor status social, ou seja, buscavam prestígio na sociedade em que viviam. Patrocinar as artes era uma forma de conseguir maior prestígio social.
d) Brunelleschi buscou inspiração nos arquitetos romanos, para conseguir uma solução inovadora para a Catedral de Santa Maria del Fiore. A relação com o Humanismo está nesta volta aos antigos romanos para tentar superá-los e dar soluções para problemas de seu tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário