quarta-feira, 7 de junho de 2017

A expansão marítima europeia - introdução ao tema



Queridos alunos,

               Este texto é uma breve síntese de nossas discussões feitas em sala nas últimas aulas, dando início ao tema “expansão marítima europeia”, para que você possa recordar os pontos principais abordados por nós. 





               Este mapa foi feito por Ptolomeu, homem de origem grega nascido em Alexandria, no Egito, onde viveu e estudou. Alexandria era central na produção intelectual da Antiguidade Clássica.



(O ponto destacado é Alexandria)


                O mapa de Ptolomeu, produzido no século II, era uma tentativa de representação do mundo conhecido; repare que o mundo conhecido pelos homens do Mediterrâneo era composto basicamente pela Europa, norte da África e Ásia (menos o Extremo Oriente). O Oceano Índico é um mar fechado, rodeado pelas terras que seriam o centro-sul africano e Ásia.    
                O mapa produzido por Ptolomeu nos parece estranho e pouco familiar, se comparado ao de Abraham Ortelius, que mapeou o mundo conhecido pelos europeus em 1570.



Neste mapa, aparecem a Europa, África, Ásia, América, Antártida e Ártico. O centro-sul da África aparece já com uma forma muito semelhante à que conhecemos hoje. O Índico já aparecia como o oceano que é, e a América é retratada de norte a sul (apesar de algumas deformações). Este mapa é resultado de uma ampliação do mundo conhecido por causa da expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI, em que as navegações oceânicas levaram os europeus a conhecer terras e oceanos antes inexplorados por eles. 

OBS: Devemos reforçar que os chamados “descobrimentos” são do ponto de vista europeu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário