quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O pacto colonial - exercício

Exercício para ser feito no caderno: 

Tente completar o esquema a seguir com as expressões indicadas, sobre a compra e venda de produtos entre metrópole e colônia, de acordo com o pacto colonial. Para isso, COPIE o esquema no caderno e complete-o.

Expressões: produtos tropicais // produtos manufaturados // metais preciosos (impostos).


Os órgãos de administração colonial da América Espanhola

Para centralizar e melhorar a administração da América Espanhola, a Espanha criou alguns órgãos administrativos, alguns com sede na metrópole, e outros na colônia. Os principais para nossos estudos são os seguintes: 

       Os órgãos metropolitanos (localizados na metrópole):
                - Casa de Contratação: responsável pelo controle da circulação de homens, navios e mercadorias entre a Espanha e a América.
                OBS: Este órgão criou o sistema de porto único: Sevilha era o único porto na Espanha que poderia comercializar com a América; na América, apenas três portos podiam fazer comércio com a Espanha: Vera Cruz (México), Porto Belo (América Central), e Cartagena (Colômbia).
                - Conselho das Índias: responsável pela nomeação e fiscalização de funcionários enviados à América, e pelas decisões mais importantes em relação à administração e à justiça aplicada nas colônias (como a criação de leis).

       Os órgãos coloniais (localizados nas colônias):
                - Audiências: responsáveis pela aplicação da justiça nas colônias, e pela fiscalização do vice-rei.
                - Cabildos: eram as “câmaras municipais”, ou seja, o poder local nos municípios da América Espanhola.



OBS: Como a Casa de Contratação fiscalizava a navegação e circulação de mercadorias entre a colônia e a metrópole, era ela quem podia verificar se a colônia estava cumprindo o pacto colonial, ou se estava realizando comércio ilegal com outras regiões que não a Espanha.


quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Manhã Latino-Americana - atividades iniciais

Queridos alunos,

Faremos uma atividade interdisciplinar (envolvendo as disciplinas de Arte, História, Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol) sobre o México. Para esta atividade, selecionamos duas figuras importantes deste país: Frida Kahlo e Diego Rivera. Vocês já ouviram falar deles?

Para começar os trabalhos, façam uma pesquisa sobre o assunto, e registrem os pontos principais, indicando os sites e livros de que vocês extraíram estas informações (pesquisas sem indicação de fonte são consideradas ruins e pouco confiáveis!). Esta pesquisa valerá pontos neste bimestre, e deve ser registrada em folha separada, manuscrita, para entregar no dia 05/09 (sem falta - atrasos na entrega serão descontados!). Se você quiser, pode imprimir e colar imagens. Pesquisas sem indicação de fonte terão desconto de pontos.  

Os aspectos que devem ser pesquisados são:

1) Quem foi Frida Kahlo? - dados biográficos básicos: data de nascimento e morte, onde viveu, quais foram suas principais obras de arte, curiosidades de sua vida.

2) Quem foi Diego Rivera? - dados biográficos básicos: data de nascimento e morte, onde viveu, quais foram suas principais obras de arte, curiosidades de sua vida.

3) O que estava acontecendo no México em seu período de vida? Pesquise a história deste país na primeira metade do século XX, que compreende a maior parte da vida de Rivera, e toda a de Frida. Anote os pontos principais. 

Atenção: 

O capricho na apresentação do trabalho está entre os critérios de avaliação, bem como colocar as fontes de pesquisa. O conteúdo encontrado deve ser registrado com suas próprias palavras. Colocar ou não imagens é opcional


Bom trabalho!

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

A chegada dos espanhóis à América: atividades iniciais

Realize as atividades propostas; siga a ordem exposta aqui. Coloque em seu caderno o título "A chegada dos espanhóis à América: atividades iniciais ".

1) Assista ao vídeo do link: https://www.youtube.com/watch?v=4YNtq1J4Yjw 
Este vídeo é um trecho do filme 1492: a conquista do Paraíso, que trata da viagem de Cristóvão Colombo que resultou no descobrimento, do ponto de vista europeu, da América.

2) Após assistir ao vídeo, pense e elabore em seu caderno um pequeno parágrafo em que você responda à seguinte questão: podemos dizer que existe um "estranhamento mútuo" entre europeus e indígenas? Justifique sua resposta.

3) Agora, pesquise o conceito de "etnocentrismo". Você pode recorrer a dicionários; há vários deles online. Pode também pesquisar em outras fontes online. Registre em seu caderno o que encontrar.


4) Leia os trechos escritos por Colombo sobre os indígenas, disponíveis no post "Colombo e os indígenas - primeiras impressões de um europeu", neste blog. Com base na leitura e no vídeo, responda: Você acha que os europeus - tomando Colombo como exemplo - tiveram uma postura etnocêntrica em relação aos indígenas? Justifique.

5) Pesquise e registre em seu caderno os conceitos: conquista / colonização / colônia / metrópole.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Colombo e os indígenas - primeiras impressões de um europeu

Cristóvão Colombo, ao chegar à América, descreveu os indígenas que encontrou, comentando suas primeiras impressões acerca dos nativos americanos. Leia os trechos selecionados abaixo e observe que aspectos da cultura indígena são destacados por Colombo, e, também, o que ele acha sobre religião e leis dos nativos. 

Trecho 1:

"Vão completamente nus, homens e mulheres, como suas mães os pariram." 

Trecho 2: 

"Este rei e todos os seus andavam nus como tinham nascido, assim como suas mulheres, sem nenhum embaraço." 

Trecho 3:

"Não pude saber se possuem bens privados, mas tive a impressão de que todos tinham direitos sobre o que cada um possuía, especialmente no que se refere aos víveres." 

Trecho 4:

"Pareceu-me que eram gente muito desprovida de tudo. (...) Pareceu-me que não pertenciam a nenhuma seita."

Trecho 5:

"Estas gentes são muito pacíficas e medrosas, nuas, como já disse, sem armas e sem leis."