quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Os órgãos de administração colonial da América Espanhola

Para centralizar e melhorar a administração da América Espanhola, a Espanha criou alguns órgãos administrativos, alguns com sede na metrópole, e outros na colônia. Os principais para nossos estudos são os seguintes: 

       Os órgãos metropolitanos (localizados na metrópole):
                - Casa de Contratação: responsável pelo controle da circulação de homens, navios e mercadorias entre a Espanha e a América.
                OBS: Este órgão criou o sistema de porto único: Sevilha era o único porto na Espanha que poderia comercializar com a América; na América, apenas três portos podiam fazer comércio com a Espanha: Vera Cruz (México), Porto Belo (América Central), e Cartagena (Colômbia).
                - Conselho das Índias: responsável pela nomeação e fiscalização de funcionários enviados à América, e pelas decisões mais importantes em relação à administração e à justiça aplicada nas colônias (como a criação de leis).

       Os órgãos coloniais (localizados nas colônias):
                - Audiências: responsáveis pela aplicação da justiça nas colônias, e pela fiscalização do vice-rei.
                - Cabildos: eram as “câmaras municipais”, ou seja, o poder local nos municípios da América Espanhola.



OBS: Como a Casa de Contratação fiscalizava a navegação e circulação de mercadorias entre a colônia e a metrópole, era ela quem podia verificar se a colônia estava cumprindo o pacto colonial, ou se estava realizando comércio ilegal com outras regiões que não a Espanha.


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