Para centralizar e melhorar a administração da América Espanhola, a Espanha criou alguns órgãos administrativos, alguns com sede na metrópole, e outros na colônia. Os principais para nossos estudos são os seguintes:
• Os
órgãos metropolitanos (localizados na metrópole):
- Casa
de Contratação: responsável pelo controle da circulação de homens, navios e
mercadorias entre a Espanha e a América.
OBS:
Este órgão criou o sistema de porto único: Sevilha era o único porto na Espanha
que poderia comercializar com a América; na América, apenas três portos podiam
fazer comércio com a Espanha: Vera Cruz (México), Porto Belo (América Central),
e Cartagena (Colômbia).
- Conselho
das Índias: responsável pela nomeação e fiscalização de funcionários
enviados à América, e pelas decisões mais importantes em relação à
administração e à justiça aplicada nas colônias (como a criação de leis).
• Os
órgãos coloniais (localizados nas colônias):
- Audiências:
responsáveis pela aplicação da justiça nas colônias, e pela fiscalização do
vice-rei.
- Cabildos:
eram as “câmaras municipais”, ou seja, o poder local nos municípios da América
Espanhola.
OBS: Como a Casa de Contratação fiscalizava a navegação e
circulação de mercadorias entre a colônia e a metrópole, era ela quem podia verificar
se a colônia estava cumprindo o pacto colonial, ou se estava realizando
comércio ilegal com outras regiões que não a Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário