terça-feira, 31 de outubro de 2017

Matéria do teste - dia 10/11

América Portuguesa:

- A chegada dos portugueses à América
- O período de 1500 a 1530
- O início da colonização a partir de 1530: motivos; a expedição de Martim Afonso de Souza; pacto colonial; capitanias hereditárias; governo-geral; engenhos de açúcar na colônia.

Fontes de estudo:

Livro páginas 171 a 173; 184 a 189.
Caderno
ED
Blog.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Leitura orientada das páginas 171 a 173 do livro didático

 [COPIE EM SEU CADERNO]

Leitura orientada das páginas 171 a 173 do livro didático


Leia as páginas 171 a 173 do livro didático para responder às perguntas a seguir:

1) Qual foi a primeira atividade econômica dos portugueses na América?
2) Que impactos esta atividade teve no território brasileiro?
3) Que relação se estabeleceu entre os portugueses e indígenas para a realização desta atividade? Explique-a.
4) O que eram as feitorias?
5) Por que não houve interesse de Portugal pela ocupação efetiva das terras da América Portuguesa no período de 1500 a 1530?
6) O que era a "guerra justa"?
7) De que forma a "guerra justa" se relacionava aos interesses dos colonos portugueses?

Escreva um pequeno texto, de dois a quatro parágrafos, em que você, como narrador INDÍGENA em primeira pessoa, descreve os acontecimentos da chegada da frota de Cabral às terras americanas. - FAÇA EM FOLHA SEPARADA PARA ENTREGAR NA 3ª FEIRA 17/10. Para isso, se necessário, consulte os trechos da carta de Caminha disponíveis no ED.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Gabarito da prova do 3º bimestre

GABARITO DA PROVA:

1) a) Os dois Estados que assinaram o tratado foram Portugal e Espanha.
b) O tratado era necessário para evitar guerras entre portugueses e espanhóis por terras descobertas durante as navegações.
c) O tratado de Tordesilhas dividia as terras do mundo recém-descobertas e por descobrir (do ponto de vista europeu) entre Portugal e Espanha.

2) Os trechos de Colombo afirmam que os indígenas não tinham armas, nem leis, nem religião. Isto é dito por ele porque Colombo tem uma postura etnocêntrica, julgando a cultura indígena com base na sua própria; ao tomar a cultura espanhola como modelo, portanto, não reconheceu os elementos citados entre os indígenas.
OBS: É necessário mencionar elementos dos trechos para responder à pergunta. Não basta esclarecer o que é uma postura etnocêntrica, pois é pedido que vocês expliquem como ela aparece nestes trechos.

3) Malinche foi uma intérprete para os espanhóis compreenderem os indígenas; assim, eles conseguiram valiosas informações sobre o Império Asteca, facilitando a conquista espanhola.
OBS: Como a questão pede que vocês expliquem, não basta citar a função de tradução de Malinche. É preciso demonstrar de alguma forma como isso foi importante para a conquista.

4) Texto da ficha complementar nº 5.

5) a) O pacto colonial determinava que a colônia só poderia fazer comércio com sua própria metrópole.

b) Porque o pacto colonial estabelecia a exclusividade comercial da metrópole sobre suas colônias, sendo, assim, chamado também de “exclusivo metropolitano”.

c) Como a Casa de Contratação fiscalizava a navegação e circulação de mercadorias entre a colônia e a metrópole, era ela quem podia verificar se a colônia estava cumprindo o pacto colonial, ou se estava realizando comércio ilegal com outras regiões que não a Espanha.

d) Seta que sai da metrópole para a colônia: produtos manufaturados;
Seta que sai da colônia para a metrópole: produtos tropicais e metais preciosos (impostos). 

6) Os Vice-Reinos eram as regiões politicamente mais importantes, já que lá estavam localizados os vice-reis, representantes do rei espanhol na colônia (ou seja, maiores autoridades no território colonial), e economicamente, porque nestas regiões havia minas de ouro e prata, maiores fontes de riqueza para a metrópole espanhola.  

Gabarito da atividade: "Exercício inicial - A chegada dos portugueses à América"

Por que o termo "descobrimento do Brasil", para fazer referência à chegada dos portugueses às terras americanas, pode ser considerado um equívoco?

R:

A expressão “descobrimento do Brasil” pode ser considerada um equívoco por duas razões básicas. A primeira é que o termo “descobrimento” se refere exclusivamente ao ponto de vista europeu do acontecimento de 1500, e não leva em conta o fato de já haver povos nestas terras quando nela chegaram os portugueses. A segunda é que o “Brasil” não existia em 1500; o que havia era o território que viria a ser parte do Brasil, que se formou muito depois da chegada dos portugueses.