quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Gabarito da prova do 3º bimestre

GABARITO DA PROVA:

1) a) Os dois Estados que assinaram o tratado foram Portugal e Espanha.
b) O tratado era necessário para evitar guerras entre portugueses e espanhóis por terras descobertas durante as navegações.
c) O tratado de Tordesilhas dividia as terras do mundo recém-descobertas e por descobrir (do ponto de vista europeu) entre Portugal e Espanha.

2) Os trechos de Colombo afirmam que os indígenas não tinham armas, nem leis, nem religião. Isto é dito por ele porque Colombo tem uma postura etnocêntrica, julgando a cultura indígena com base na sua própria; ao tomar a cultura espanhola como modelo, portanto, não reconheceu os elementos citados entre os indígenas.
OBS: É necessário mencionar elementos dos trechos para responder à pergunta. Não basta esclarecer o que é uma postura etnocêntrica, pois é pedido que vocês expliquem como ela aparece nestes trechos.

3) Malinche foi uma intérprete para os espanhóis compreenderem os indígenas; assim, eles conseguiram valiosas informações sobre o Império Asteca, facilitando a conquista espanhola.
OBS: Como a questão pede que vocês expliquem, não basta citar a função de tradução de Malinche. É preciso demonstrar de alguma forma como isso foi importante para a conquista.

4) Texto da ficha complementar nº 5.

5) a) O pacto colonial determinava que a colônia só poderia fazer comércio com sua própria metrópole.

b) Porque o pacto colonial estabelecia a exclusividade comercial da metrópole sobre suas colônias, sendo, assim, chamado também de “exclusivo metropolitano”.

c) Como a Casa de Contratação fiscalizava a navegação e circulação de mercadorias entre a colônia e a metrópole, era ela quem podia verificar se a colônia estava cumprindo o pacto colonial, ou se estava realizando comércio ilegal com outras regiões que não a Espanha.

d) Seta que sai da metrópole para a colônia: produtos manufaturados;
Seta que sai da colônia para a metrópole: produtos tropicais e metais preciosos (impostos). 

6) Os Vice-Reinos eram as regiões politicamente mais importantes, já que lá estavam localizados os vice-reis, representantes do rei espanhol na colônia (ou seja, maiores autoridades no território colonial), e economicamente, porque nestas regiões havia minas de ouro e prata, maiores fontes de riqueza para a metrópole espanhola.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário