terça-feira, 29 de maio de 2018

Gabarito da atividade 5 do E.D.

Gabarito: 
A Reforma Anglicana foi promovida por motivos políticos, pois Henrique VIII criou uma nova Igreja para poder se divorciar de sua esposa para tentar ter um herdeiro homem para o trono com outra mulher, garantindo o trono para a dinastia Tudor. Assim, não havia exatamente uma divergência religiosa, mas uma questão política a ser resolvida.


DEVER DE CASA:
PARA 3ª FEIRA, 05/06, fazer as atividades 1, 4, 5 e 6 do E.D.

Matéria do teste bimestral (05/06)

- Renascimento (tudo!)
- Reformas Protestantes: Luterana e Anglicana. - livro páginas 139 a 142 (exceto o trecho "O calvinismo"), caderno, E.D. (atividades 2, 3 e 5)

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Gabarito dos exercícios do caderno sobre Reforma Luterana

Disponível até 17/05/2018

1) Lutero criticava a venda de cartas de indulgência, de cargos eclesiásticos e de relíquias sagradas. Além disso, criticava a vida de luxo levada pelo alto clero, que preocupava-se muito com poder político e econômico, mais do que com a prática religiosa. 

2) As 95 teses eram as críticas e propostas de Lutero para a Igreja Católica. Inicialmente, sua intenção era provocar mudanças na Igreja, e não separar-se dela. 

3) Lutero via a Bíblia como a única fonte da verdade religiosa. Por isso, todos deveriam ter acesso a ela, e, para que isto pudesse ocorrer, ela precisava estar traduzida para a língua local. 

4) Doutrina Luterana: 
Os cultos e a Bíblia devem ser na língua local, e não em latim, para que todos possam compreender.
- As relações entre Deus e os fiéis não precisam de intermediários.
- Toda a verdade está contida na Bíblia. A Bíblia pode ser lida e interpretada pelos fiéis, iluminados por Deus.
- A salvação da alma se dá somente pela fé.
- Há apenas dois sacramentos válidos: o Batismo e a Eucaristia, pois são os únicos que aparecem na Bíblia.
- Não há hierarquia eclesiástica.
- Os sacerdotes podem se casar e constituir uma família.

5) As revoltas reivindicavam que as terras fossem acessíveis a todos, sem proprietários, e que fosse extinta a servidão. Estas ideias estavam baseadas na Bíblia, que dizia que Deus havia criado as terras para que todos desfrutassem delas, e na qual nada havia escrito que justificasse a servidão. Na doutrina luterana a Bíblia é a única fonte de verdade, ideia fundamental para estas reivindicações.