1) Lutero criticava a venda de cartas de indulgência, de cargos eclesiásticos e de relíquias sagradas. Além disso, criticava a vida de luxo levada pelo alto clero, que preocupava-se muito com poder político e econômico, mais do que com a prática religiosa.
2) As 95 teses eram as críticas e propostas de Lutero para a Igreja Católica. Inicialmente, sua intenção era provocar mudanças na Igreja, e não separar-se dela.
3) Lutero via a Bíblia como a única fonte da verdade religiosa. Por isso, todos deveriam ter acesso a ela, e, para que isto pudesse ocorrer, ela precisava estar traduzida para a língua local.
4) Doutrina Luterana:
- Os cultos e a Bíblia devem ser na língua local, e não em latim, para que todos possam compreender.
- As relações entre Deus e os fiéis não
precisam de intermediários.
- Toda a verdade está contida na Bíblia.
A Bíblia pode ser lida e interpretada pelos fiéis, iluminados por Deus.
- A salvação da alma se dá somente pela
fé.
- Há apenas dois sacramentos válidos: o
Batismo e a Eucaristia, pois são os únicos que aparecem na Bíblia.
- Não há hierarquia eclesiástica.
- Os sacerdotes podem se casar e
constituir uma família.
5) As revoltas reivindicavam que as terras fossem acessíveis a todos, sem proprietários, e que fosse extinta a servidão. Estas ideias estavam baseadas na Bíblia, que dizia que Deus havia criado as terras para que todos desfrutassem delas, e na qual nada havia escrito que justificasse a servidão. Na doutrina luterana a Bíblia é a única fonte de verdade, ideia fundamental para estas reivindicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário