terça-feira, 26 de junho de 2018

Gabarito prova bimestral

1) Os estudos de proporção do corpo realizados por Leonardo da Vinci - caso do Homem Vitruviano -  eram base fundamental para suas obras de arte, uma vez que um de seus objetivos era representar os seres humanos com a máxima perfeição.

2) a) Antropocentrismo: conceito que coloca o homem no centro dos estudos, das artes, filosofia, ciências e todo o conhecimento humano, por ser a mais perfeita criação de Deus.
b) Heliocentrismo: teoria que afirma que o sol é o centro do universo, e que todos os outros astros giram ao seu redor.

3) Duas dentre as críticas a seguir:
Venda de relíquias sagradas
Venda de cartas de indulgência
Venda de cargos eclesiásticos
Vida de luxo levada pelo alto clero, mais preocupado com poder do que com suas obrigações religiosas

4) Semelhança: os cátaros e os luteranos não aceitam a autoridade do papa.
Diferença: os cátaros tinham apenas um sacramento válido, o Batismo, enquanto os luteranos tinham dois sacramentos, Batismo e Eucaristia.

5) Na Igreja Luterana, a salvação da alma se dava pela fé verdadeira em Cristo, que era o suficiente para alcançar o perdão dos pecados e salvar-se. Na Igreja Calvinista, a alma estava predestinada à salvação ou à condenação desde o momento do nascimento, ou seja, desde o início de sua vida, Deus já sabia se a pessoa seria condenada ou salva. A prosperidade no trabalho era um sinal da salvação para o Calvinismo.

6) a) A autoridade estrangeira a que se refere o texto é o papa.
b) O Ato de Supremacia determinava que o rei inglês passava a ser o chefe da Ogreja da Inglaterra.

7) A Contrarreforma tinha como um de seus objetivos restaurar a força da Igreja Católica, expandindo está fé pelo mundo, e um dos meios de expansão da fé católica durante este período foi a Companhia de Jesus.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Gabarito - teste bimestral

Disponível até o dia 21/06/2018:

1) A ciência da Idade Moderna baseava-se na observação e experimentação feita pelos homens sobre os fenômenos; isto significa que, agora, a autoridade dos livros antigos não bastava mais. Era preciso observar, fazer experimentos, e criar explicações lógicas e racionais para estudar e conhecer o mundo. 

2) O texto critica a a preocupação do clero com riquezas e luxos, em vez de ocupar-se com suas tarefas religiosas..

3) Lutero critica a venda de cartas de indulgência.

4) Os camponeses exigiam o fim da relação de servidão, argumentando que na Bíblia não havia nenhuma passagem que justificasse sua existência; como, na doutrina luterana, a Bíblia era a única fonte de verdade, se nela não havia explicação para a servidão, esta não deveria existir.

5) Porque, de acordo com Lutero, a Bíblia é a única fonte de verdade, e, por isso, todos deveriam ter acesso a ela. Para ampliar o acesso às Escrituras, elas deveriam ser traduzidas para a língua local.

6) Henrique VIII criou a Igreja Anglicana para resolver um problema de sucessão ao trono, de modo a conseguir separar-se de sua primeira mulher e tentar ter um herdeiro homem para a coroa inglesa. Portanto, não havia um motivo de discordância religiosa para a Reforma Anglicana, mas, sim, uma questão política a ser resolvida.