Disponível até o dia 21/06/2018:
1) A ciência da Idade Moderna baseava-se na observação e experimentação feita pelos homens sobre os fenômenos; isto significa que, agora, a autoridade dos livros antigos não bastava mais. Era preciso observar, fazer experimentos, e criar explicações lógicas e racionais para estudar e conhecer o mundo.
2) O texto critica a a preocupação do clero com riquezas e luxos, em vez de ocupar-se com suas tarefas religiosas..
3) Lutero critica a venda de cartas de indulgência.
4) Os camponeses exigiam o fim da relação de servidão, argumentando que na Bíblia não havia nenhuma passagem que justificasse sua existência; como, na doutrina luterana, a Bíblia era a única fonte de verdade, se nela não havia explicação para a servidão, esta não deveria existir.
5) Porque, de acordo com Lutero, a Bíblia é a única fonte de verdade, e, por isso, todos deveriam ter acesso a ela. Para ampliar o acesso às Escrituras, elas deveriam ser traduzidas para a língua local.
6) Henrique VIII criou a Igreja Anglicana para resolver um problema de sucessão ao trono, de modo a conseguir separar-se de sua primeira mulher e tentar ter um herdeiro homem para a coroa inglesa. Portanto, não havia um motivo de discordância religiosa para a Reforma Anglicana, mas, sim, uma questão política a ser resolvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário