quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Trabalho bimestral - 4º bimestre

Valor: 3,0 pontos
Tema: Conquista dos Impérios Asteca e Inca pelos espanhóis
Data de entrega: 09/11/2018 (SEM FALTA!)  

Etapas:
1) Faça uma pesquisa - que NÃO será entregue, serve como fonte de consulta para você - sobre a conquista dos Impérios Asteca e Inca pelos espanhóis, para decidir sobre qual delas você fará o trabalho. Você deve escolher UM dos dois para trabalhar.
Pesquise também um pouco sobre os personagens históricos indígenas ligados a cada um deles: Montezuma e Malinche (Império Asteca) e Huáscar e Atahualpa (Império Inca). Tudo isso servirá de inspiração para sua redação, que é a etapa 2.

2) Produção textual: faça uma redação, que deve ser uma narrativa em primeira pessoa, contando a história da conquista do império escolhido por você do ponto de vista indígena (asteca ou inca). A redação deve ser feita na folha de registro da escola entregue para você no dia 09/10, e, portanto, manuscrita. NÃO serão aceitos trabalhos digitados no computador.
Mínimo de 30 linhas.

Use sua criatividade para contar a história da conquista espanhola destes impérios. Fique atento: a maneira como um europeu veria e narraria estes acontecimentos NÃO é a mesma como um indígena faria.

Fugir do tema, construir a narrativa em terceira pessoa ou tratar da conquista sob o ponto de vista espanhol são falhas graves dentro desta proposta, e podem levar a perda de pontos significativos do trabalho!

Atenção: SOMENTE a redação deve ser entregue.


quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Gabarito prova bimestral

1) O trecho questiona o fato de a expressão "descoberta da América" só levar em conta o ponto de vista europeu do acontecimento, sem uma reflexão sobre a visão dos indígenas também descobrindo o povo europeu naquele momento.

2) Porque, de acordo com estes cronistas, o nome "Brasil" colocava o valor econômico do pau-brasil acima dos valores religiosos da cruz cristã, do nome "Terra de Santa Cruz".

3) Caminha demonstrou uma postura etnocêntrica porque, ao se deparar com a cultura indígena, que tinha uma religião profundamente diferente da sua própria, afirmou que os nativos não tinham crença alguma, não buscando compreendê-los em seus próprios valores culturais; ele apenas usou sua cultura como modelo de comparação e julgamento de outra.

4) UM dentre dois motivos: 
- Não havia indícios de ouro e prata nestas terras; 
- O comércio de especiarias com as Índias era muito lucrativo, concentrando os investimentos portugueses. 

5) a) Uma sociedade patriarcal é aquela em que a figura masculina do pai de família é dominante e o poder, de maneira geral, está nas mãos de homens.

b) Ainda hoje há marcas do patriarcado em nossa sociedade, uma vez que o machismo é herança da característica patriarcal dos tempos coloniais; para além da questão da violência, muitas mulheres, por exemplo, ganham menos do que homens que exercem os mesmos cargos e funções que elas.

6) Os escravos eram a mão-de-obra predominante nos engenhos; sem eles, portanto, não haveria a produção de açúcar, não havendo, também, lucro para os senhores de engenho. 

7) Neste mapa, a América do Sul foi substituída pela África porque existe uma presença fundamental de povos africanos na formação dos sul americanos, especialmente brasileiros. Nossa cultura é hoje tal como a conhecemos muito em função da cultura dos africanos que vieram para cá a partir do século XVI, e que foram absolutamente fundamentais na composição do povo brasileiro.  

8) Letra C.