2) Porque, de acordo com estes cronistas, o nome "Brasil" colocava o valor econômico do pau-brasil acima dos valores religiosos da cruz cristã, do nome "Terra de Santa Cruz".
3) Caminha demonstrou uma postura etnocêntrica porque, ao se deparar com a cultura indígena, que tinha uma religião profundamente diferente da sua própria, afirmou que os nativos não tinham crença alguma, não buscando compreendê-los em seus próprios valores culturais; ele apenas usou sua cultura como modelo de comparação e julgamento de outra.
4) UM dentre dois motivos:
- Não havia indícios de ouro e prata nestas terras;
- O comércio de especiarias com as Índias era muito lucrativo, concentrando os investimentos portugueses.
5) a) Uma sociedade patriarcal é aquela em que a figura masculina do pai de família é dominante e o poder, de maneira geral, está nas mãos de homens.
b) Ainda hoje há marcas do patriarcado em nossa sociedade, uma vez que o machismo é herança da característica patriarcal dos tempos coloniais; para além da questão da violência, muitas mulheres, por exemplo, ganham menos do que homens que exercem os mesmos cargos e funções que elas.
6) Os escravos eram a mão-de-obra predominante nos engenhos; sem eles, portanto, não haveria a produção de açúcar, não havendo, também, lucro para os senhores de engenho.
7) Neste mapa, a América do Sul foi substituída pela África porque existe uma presença fundamental de povos africanos na formação dos sul americanos, especialmente brasileiros. Nossa cultura é hoje tal como a conhecemos muito em função da cultura dos africanos que vieram para cá a partir do século XVI, e que foram absolutamente fundamentais na composição do povo brasileiro.
8) Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário