1- O autor demonstra postura etnocêntrica porque não procura conhecer a cultura indígenas por seus próprios valores. Ele afirma que os nativos não têm fé, lei nem rei, porque entende sua cultura como modelo único possível e não reconhece, assim, esses elementos entre os indígenas.
2- seta de cima: produtos manufaturados
seta de baixo: produtos tropicais e metais preciosos (impostos)
3- A capoeira e o Candomblé são exemplos de resistência cultural.
Obs: há outras possibilidades de resposta, como jongo e congada.
4- Asteca:
Os espanhóis tiveram a ajuda de Malinche, uma indígena que serviu de intérprete para o líder Hernan Cortez, e deu informações importantes sobre o Império Asteca.
OU: Os espanhóis foram confundidos com deuses e semideuses, sendo bem recebidos e acolhidos dentro da cidade de Tenotchitlan, facilitando a conquista.
Inca: O Império Inca vivia uma guerra civil entre dois irmãos que disputavam o trono, estando dividido e enfraquecido quando chegaram os espanhóis.
5- Os mapuches se apropriaram de armamentos dos espanhóis e de cavalos, conseguindo, assim, organizar uma força de resistência contra os conquistadores.
6- a) Eram espanhóis que foram para a América Espanhola para ocupar altos cargos administrativos, compondo a elite política colonial.
b) Eram “brancos” nascidos na América e descendentes de espanhóis, proprietários de minas e/ ou terras, compondo a elite econômica colonial.
7- C
8- D
9- (extra) a) A mulher branca devia se casar e ter filhos, sendo essa considerada a grande realização de sua vida, e devia cuidar bem de sua casa, filhos e marido.
b) As mulheres escravizadas trabalhavam na lavoura e nos serviços domésticos, e eram também vistas como peça fundamental para a manutenção da escravidão, uma vez que geravam filhos que também seriam escravos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário