Página 235
1) De acordo com o autor do texto, o objetivo principal deveria ser a conversão dos indígenas ao Cristianismo.
2) Este objetivo seria alcançado com a colonização das terras americanas pelos conquistadores espanhóis.
3) Porque seu ponto de vista é o de um membro do clero católico, de modo que o objetivo apontado por ele é o mesmo da Igreja Católica. Os conquistadores e a Coroa Espanhola tinham como objetivo fundamental a obtenção de riquezas, como ouro e prata e produtos tropicais valorizados na Europa, para além da conversão dos indígenas à fé cristã.
Página 245
1) Cortez procurou conhecer os indígenas para depois conquistá-los, pois isso facilitava a elaboração de estratégias. Para isso, a indígena Malinche colaborou muito, sendo sua intérprete e fornecendo informações os astecas.
3) - Os espanhóis tinham armas de fogo, que além de mais avançadas que as indígenas, causavam medo e espanto.
- Os espanhóis tinham mais informações sobre os povos indígenas do que estes sobre os espanhóis.
- Os povos indígenas dominados pelos astecas e incas, insatisfeitos com esta dominação, se aliavam aos espanhóis, aumentando o número de homens lutando contra os ameríndios.
- As doenças que os espanhóis trouxeram mataram muitos indígenas, facilitando também a conquista.
4) a) Aparecem na pintura o imperador inca, Atahualpa; o conquistador espanhol Francisco Pizarro; e um padre; aparecem também outros espanhóis e incas.
b) O imperador está sendo sequestrado pelo espanhol Pizarro, e o padre ajuda a dar a justificativa para o ato: Atahualpa teria desrespeitado a fé cristã.
c) Resposta pessoal.