segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Organização do trabalho indígena na América Espanhola

Como discutimos em sala, os indígenas não foram propriamente escravizados na América Espanhola, salvo poucas exceções. A mão-de-obra indígena foi explorada com outras duas formas de trabalho compulsório diferentes da escravidão: a mita e a encomienda.

Mita
Sistema de trabalho compulsório indígena utilizado especialmente nas minas de ouro e prata. Os espanhóis encarregavam líderes indígenas de selecionar em suas tribos pessoas para o trabalho na mineração, que eram enviadas às minas e lá trabalhavam durante cerca de 6 meses. Quando acabava o período de trabalho, outros indígenas eram enviados. Havia uma pequena remuneração para os ameríndios.

Encomienda

Sistema de trabalho compulsório indígena utilizado especialmente na agricultura. Os espanhóis, por meio de contratos, eram autorizados pela Coroa Espanhola a explorar a mão-de-obra indígena na agricultura (ou às vezes na mineração), e/ou a cobrar impostos de tribos ameríndias. Os colonos espanhóis deviam dar alimentação aos nativos, e catequizá-los; após o término do contrato, deviam libertar os indígenas. Muitos espanhóis não respeitavam o fim do contrato e continuavam a explorar a mão-de-obra ameríndia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário