domingo, 10 de abril de 2016

E.D. 1º bimestre 2016 - gabarito

1) A pintura se chama "O triunfo da morte" porque representa o período de crise do século XIV, em que a peste negra, a fome e as guerras causaram a morte de cerca de 1/3 da população europeia. Assim, a crise do século XIV seria um período de vitória da morte sobre a vida.

2) A pirâmide, do topo para a base, tem as seguintes camadas: CLERO; NOBREZA; TERCEIRA CAMADA. Copas se localizaria na camada do clero; espadas, na da nobreza; paus e ouros na terceira camada.

3) Resposta pessoal. Devem constar as seguintes informações:
- Aliança entre o rei e a burguesia (listar os interesses de cada um nesta aliança).
- Centralização do poder nas mãos dos reis
- Unificação da moeda, leis e impostos, além de pesos e medidas, em todo o reino

4) I - Teocentrismo: ideia de que Deus deveria ocupar o centro da vida humana, das preocupações e questionamentos dos homens, do conhecimento e das artes.
Antropocentrismo: ideia de que o homem deveria ocupar o centro das preocupações humanas, dos questionamentos, artes e conhecimentos produzidos pelo próprio homem, porque ele é a mais perfeita criação de Deus.

Geocentrismo: ideia de que a Terra ocupava o centro do universo, e que todos os outros corpos celestes giravam em torno dela.
Heliocentrismo: ideia de que o Sol estava no centro do universo, e que todos os outros corpos celestes - inclusive a Terra - giravam em torno dele.

II - Medievais: Teocentrismo e Geocentrismo. Modernas: Antropocentrismo e Heliocentrismo.

5) a) As cidades italianas tinham governos independentes umas das outras, e eram governadas por membros da burguesia, de forma geral, enquanto a França e Inglaterra, por exemplo, eram reinos unificados, governados por Monarquias Hereditárias, em que os monarcas (reis) eram pessoas de origem nobre.

b) Humanismo era um movimento filosófico que afirmava que o homem devia ser o produtor e o objeto de conhecimento, e dava enorme importância aos estudos sobre as relações humanas e a natureza. Ele começou na Península Itálica porque ali estava mais preservada a cultura greco-romana, que serve de inspiração para este movimento.

c) Os mecenas buscavam um melhor status social, ou seja, buscavam prestígio na sociedade em que viviam. Patrocinar as artes era uma forma de conseguir maior prestígio social.

d) Brunelleschi buscou inspiração nos arquitetos romanos, para conseguir uma solução inovadora para a Catedral de Santa Maria del Fiore. A relação com o Humanismo está nesta volta aos antigos romanos para tentar superá-los e dar soluções para problemas de seu tempo.

6) Imagem 1, pois ela apresenta noções de profundidade e movimento, tem uma grande preocupação com a representação do corpo humano, e com a beleza e realismo da pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário