1) Fome / peste / guerras
2) a) Duas das seguintes características:
- Havia pouca mobilidade social.
- As sociedades eram organizadas por critérios de nascimento / os seres humanos não eram considerados todos iguais por nascimento.
- Clero e nobreza eram grupos privilegiados, enquanto a terceira camada não tinha privilégios.
b) Na Europa Feudal, (1) não havia Estados unificados, e (2) o poder era descentralizado, distribuído nas mãos de vários senhores feudais. Na Europa Moderna, (1) havia Estados unificados governados por Monarquias Hereditárias, e (2) o poder era centralizado nas mãos dos reis.
3) a) Porque este movimento cultural trazia de volta a cultura da Antiguidade greco-romana, que, assim, "renascia".
b) O sentido era de uma época que se localizava entre dois períodos de grande produção cultural, segundo os humanistas: a Antiguidade e a Idade Moderna. Daí o nome "Idade Média", ou seja, que está "no meio".
c) Não. O autor afirma em vários momentos do texto que houve grande produção cultural na Idade Média europeia, e que ela não foi, portanto, o período de trevas que os humanistas afirmavam ter sido.
4) O Antropocentrismo afirmava que o homem deveria ocupar o centro dos questionamentos e preocupações humanos, das artes, e dos conhecimentos, por ser a mais perfeita criação de Deus. Portanto, o Renascimento não era um movimento ateu.
5) a) Imagem 2.
b) A imagem 2 apresenta noções como perspectiva e movimento; tem uma grande preocupação com a beleza e realismo da pintura; representa os homens com grande riqueza de detalhes, inclusive no que diz respeito às emoções sentidas naquele momento por eles; há o uso da técnica de luz e sombra, para criar profundidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário