quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Gabarito dos exerícios para casa e aula - ED + caderno + livro página 177



ED, atividade 4: 
Gabarito:
I – A América Portuguesa foi dividida em capitanias hereditárias com o objetivo de realizar de forma mais efetiva a ocupação e exploração destas terras por Portugal.
OBS: as capitanias hereditárias que prosperaram e deram os resultados esperados por Portugal foram as de São Vicente e Pernambuco, e, mais tarde, Bahia. As duas últimas foram as mais bem-sucedidas, por conta de sua grande produção de açúcar. 

II – O Governo-Geral foi criado como uma tentativa de auxiliar os donatários na colonização de suas terras, e de centralizar o poder na América Portuguesa.
OBS: sede do Governo-Geral: Salvador, fundada pelo primeiro governador-geral, Tomé de Souza; a cidade foi fundada em um ponto considerado estratégico por ser uma posição central no litoral da América Portuguesa, e por sua proximidade com as regiões produtoras de açúcar do Nordeste. 

III – O governador-geral era o representante do rei português na América, e era ele quem devia organizar a defesa do território, promover e incentivar a exploração da terra através da agricultura, administrar a cobrança de impostos na colônia, garantir a catequese dos indígenas, buscar novas riquezas (especialmente ouro e prata), e aplicar a justiça.   

LIVRO, PÁGINA 175: (exercícios passados no caderno)

1) O que eram as missões (também chamadas de reduções)?
As missões eram comunidades em que viviam indígenas e jesuítas, e que tinham o objetivo de catequizar os nativos americanos. Eram aldeias organizadas pelos JESUÍTAS.
2) Que atividades eram realizadas nas missões?
Os jesuítas ensinavam a doutrina católica e os costumes europeus aos indígenas, bem como ler, escrever e contar, de modo a facilitar a catequese e a colonização.

LIVRO, PÁGINA 177, ATIVIDADE 3:

a)     No começo, os portugueses estabeleceram relações de troca com os indígenas, mas logo foram construindo fortalezas pelo litoral. Os indígenas acreditaram que os portugueses queriam formar um povo único com eles, mas, alguns anos depois, iniciou-se a escravização dos nativos pelos europeus. 

b)      Os Tupinambás receberam bem os portugueses, realizando com eles trocas de produtos e estabelecendo relações amistosas. 

c)       “Depois começaram a dizer que não podiam tomar moças, só se fosse pelo casamento, e apenas com as que eram batizadas. Por isso, mandaram vir pai [padres].”

d)      Os dois grupos precisavam de mão-de-obra indígena naquelas terras. 

e)      Os colonizadores e os jesuítas passaram a usar de violência contra os indígenas; estes, então, deixaram as terras e fugiram.   

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