terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Gabarito - ficha de exercícios para RF - 08/12

Q1:
a) Na Europa Feudal, o rei exercia um papel simbólico, sem governar de fato seu reino. O poder era descentralizado, sendo exercido por diversos senhores feudais que tinham plena autoridade sobre seus feudos. Na Europa Moderna, o rei passou a governar seu reino de fato, porque o poder se centralizou em suas mãos. O poder, portanto, passou a ser centralizado, e os Estados, governados por Monarquias Hereditárias.  
b) DUAS das três abaixo:
- Havia pouca mobilidade social.
- A posição social de um indivíduo era determinada por seu nascimento.
- Havia grupos privilegiados (clero e nobreza) e grupos sem privilégios (terceira camada).

Q2:
a) Porque este movimento valorizava a cultura greco-romana, que, assim, “renascia” na Idade Moderna.
b) DOIS dos três abaixo:
- As cidades italianas tinham a cultura greco-romana mais bem preservada que outros locais da Europa.
- As cidades italianas monopolizavam o comércio com o Oriente, o que levava a muitas trocas culturais que favoreceram o movimento renascentista.
- A burguesia italiana tinha interesse em financiar inovações culturais.

Q3:
a) Figura 2
b) DOIS dos argumentos abaixo:
- A catedral tem muitas portas e janelas, que são amplas.
- É uma catedral mais iluminada.
- Tem vitrais coloridos.

Q4:
Idem Q3 letra A. (Desculpem, foi um erro na hora de gerar o documento da ficha).

Q5:
Os mecenas eram os patrocinadores dos artistas, enquanto estes produziam suas obras. Eram os mecenas financiavam vestimenta, moradia, alimentação, e materiais de trabalho para os artistas poderem produzir.

Q6:
a) Imagem 1
b) DOIS dos argumentos abaixo:
- É uma pintura que se preocupa mais com a beleza do que propriamente com a mensagem passada.
- Apresenta noções de perspectiva.
- Apresenta noções de movimento.

Q7:
Teocêntrica, pois apresenta Deus como explicação para a existência da luz, já que Ele seria seu criador. Deus é entendido como central para a explicação dada pelo estudioso para o mundo que o cerca.

Q8:  
A frase se refere ao fato de, após serem feitas as Reformas Protestantes, passarem a existir não apenas cristãos católicos, mas também luteranos, anglicanos e calvinistas.

Q9:
(OBS: a comparação deve ser feita na ordem dos itens, ou seja, o primeiro item da doutrina luterana com o primeiro da católica, o segundo com o segundo, e assim por diante)
Doutrina Luterana:
- Cultos e Bíblia na língua local
- Relação direta entre Deus e os fiéis
- Salvação da alma se dá através da fé
- Existem apenas dois sacramentos: Batismo e Eucaristia (obs: É PRECISO nomear os sacramentos que existem na luterana)
- Sacerdotes podem se casar
- Não há hierarquia eclesiástica 

Doutrina Católica:
- Missa e Bíblia em latim
- Há intermediários na relação estabelecida entre Deus e os fiéis
- Salvação através da fé e boas obras
- Sete sacramentos
- Celibato obrigatório para os sacerdotes
- O Papa é a maior autoridade da Igreja


Q10:
Porque a doutrina anglicana foi criada por motivos políticos, e não religiosos. Foi a necessidade de Henrique VIII ter um filho homem para herdar o trono inglês que o levou a promover a sua própria Reforma.

Q11:
a) O principal objetivo da Contrarreforma era impedir a expansão das Igrejas Protestantes, e expandir a fé católica.
b) Veja a lista do capítulo 8 do livro.

Q12:
a) O mapa 1 não tinha a América nem a Antártica, e a parte centro-sul do continente africano não está bem representada. O mapa 2 já traz representações da América e da Antártica, e a África está muito mais próxima da realidade do que no primeiro mapa. O Oceano Índico é um mar fechado no mapa 1, e é melhor representado, já como oceano, no mapa 2.

b) Isto se deve ao fato de o mapa 1 ter sido produzido em um momento em que o mundo conhecido era “menor” do que no século XVI, em que foi elaborado o mapa 2; este foi elaborado no período das Grandes Navegações (ou expansão marítima), que ampliaram o conhecimento que os europeus tinham sobre o mundo.

Q13:
a) Assinaram este tratado Portugal e Espanha.

b) O Tratado de Tordesilhas determinava a divisão das terras recém-descobertas e por descobrir entre Portugal e Espanha. 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Avisos importantes: matéria das avaliações do 4º bimestre

Queridos alunos,

Conforme avisei em sala, a matéria da prova (17/11) será a mesma do teste, sem acréscimos.
Para o dia 19/11, quando faremos um trabalho na informática, estudem o assunto "Escravidão na América Portuguesa", que está na ficha 11, a ser entregue em 12/11.

Até a próxima!
 

domingo, 1 de novembro de 2015

Gabarito de exercícios

E.D.: 

Questão 1 
a) Porque não havia sinais da existência de metais preciosos na América Portuguesa, e, além disso, os portugueses estavam mais interessados no comércio com as Índias.

b) “Brasileiro” era o português que estava envolvido com a extração e comércio de pau-brasil.

c) VER FICHA 8:
Havia muitas expedições de franceses e espanhóis à costa da América Portuguesa para explorar o pau-brasil; além disso, o comércio com as Índias estava em declínio.

Questão 2

 a) As capitanias hereditárias foram criadas para tentar melhorar a administração da América Portuguesa, e também para ocupar – e, assim, defender – as terras de invasões estrangeiras.

b) Os capitães-donatários destas capitanias tinham recursos financeiros próprios e crédito em bancos holandeses, e investiram estes recursos na produção de açúcar, que era muito lucrativa.

Questão 3:


    a) O governo-geral foi uma tentativa de centralizar o poder na América Portuguesa.

b) As funções principais das câmaras municipais eram: cobrança de impostos; realização de obras públicas; cuidar do abastecimento do município; estabelecer relações com as comunidades indígenas.

Questão 4: 


  A) As atividades principais dos jesuítas na América Portuguesa eram a catequese e organização do sistema educacional na colônia.

b) Porque para os jesuítas, os indígenas catequizados não podiam ser escravizados; os colonos portugueses, por sua vez, estavam interessados na escravização dos indígenas para obter mão-de-obra para a produção de açúcar.

OBS:
Missões: eram aldeamentos criados pelos jesuítas para reunir os indígenas que seriam catequizados.

Questão 5: 

Resposta pessoal.

Página 284 – exercício 3:
Os portugueses fundaram núcleos de povoamento, implementaram o sistema de capitanias hereditárias, e criaram o governo-geral.

A produção de açúcar na América Portuguesa
(Exercício do caderno)
Após a leitura da página 280 de seu livro, cite os motivos pelos quais o açúcar foi escolhido para ser produzido na América Portuguesa.

Resposta:  
- O clima e o solo da América Portuguesa, especialmente do nordeste, eram favoráveis ao plantio da cana-de-açúcar.
- Os portugueses já dominavam as técnicas de produção de açúcar por sua experiência anterior nas ilhas atlânticas de Cabo Verde, Açores, Madeira e São Tomé.
- O açúcar era muito valorizado e lucrativo na Europa.


Charge sobre o pacto colonial


Matéria do teste de História do 4º bimestre

América Portuguesa:
- A chegada dos portugueses à América e os primeiros contatos com os indígenas
- O período entre 1500 e 1530
- O início da colonização: o pacto colonial; as capitanias hereditárias, o governo-geral e as câmaras municipais; a ação dos jesuítas; a produção de açúcar e a sociedade açucareira.

Fontes de estudo:
Caderno, Blog, Livro (p. 270 a 280), E.D. questões 1 a 6 e fichas 5 a 10.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A educação e a catequese na América Portuguesa: a ação dos jesuítas

A Companhia de Jesus foi uma das ordens religiosas de maior importância no período da colonização da América Portuguesa, desde sua chegada em 1549, até sua expulsão, em 1759. Os jesuítas só retornariam no século XIX.
Com que objetivo vieram os primeiros jesuítas para estas terras? A principal tarefa destes religiosos, em solo brasileiro, era a de catequizar os indígenas, e propagar a fé católica na América. Era importante para a Igreja Católica estar presente na América desde o início da colonização, para que recuperasse os fiéis que perdera com a Reforma, e para estabelecer seu poder no Novo Mundo.
A intenção de catequizar os indígenas fica clara nas palavras de D. João III, rei de Portugal, para o primeiro governador-geral da América Portuguesa, Tomé de Souza:

“O principal motivo que me levou a colonizar o Brasil é converter os povos que lá vivem à nossa santa fé católica.”

Vamos ler o trecho a seguir, retirado da Carta de Pero Vaz de Caminha:

“Parece-me gente de tal inocência que (...) seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo as aparências. (...) O melhor fruto que desta terra se pode tirar parece-me que será salvar esta gente.”

A “gente de tal inocência” a que Pero Vaz de Caminha se refere são os indígenas. A visão dos europeus em relação aos indígenas era de que estes eram como “folhas em branco”, que deveriam ser “preenchidas” com a fé católica.

A ação dos jesuítas na América Portuguesa

Os jesuítas chegaram à América Portuguesa junto com o primeiro governador-geral, Tomé de Souza, em 1549. Eram seis religiosos, liderados pelo Padre Manuel da Nóbrega. Como já foi estudado, logo que chegou, Tomé de Souza fundou a cidade de Salvador, onde se localizaria a sede do Governo-Geral.
                Foi em Salvador que os primeiros jesuítas começaram a agir na colônia. Sua ação era, a princípio, pontual, ou seja, em pontos determinados do litoral brasileiro. Em Salvador se instalaram as primeiras “escolas de ler e escrever”, que eram um meio de catequizar os indígenas e de ensinar a eles e aos brancos pobres a ler, escrever e contar. É preciso estar atento ao fato de que aprender a ler, escrever e contar era importante para a própria realização da catequese.
Depois de se estabelecerem em Salvador, os jesuítas se dirigiram a São Vicente; assim, as capitanias da Bahia de Todos os Santos, e de São Vicente, foram os primeiros núcleos de ação da Companhia de Jesus na América Portuguesa.
                Para facilitar a catequese, os jesuítas aprenderam a língua dos indígenas, e criaram a Língua Geral, que era uma mistura da língua portuguesa com a língua tupi-guarani, e, ainda, algumas palavras do espanhol. Esta língua ficou sendo usada na comunicação entre os jesuítas e os indígenas, e acabou se tornando a mais falada na América Portuguesa.       
                Algum tempo após a criação destas escolas, começou a haver o aldeamento dos indígenas, que foram, assim, separados dos brancos pobres – com quem estudavam nas “escolas de ler e escrever”. Estes aldeamentos, ou “missões”, levaram os jesuítas para o interior da América Portuguesa, com o objetivo de transmitir para os indígenas os costumes europeus e a fé católica, atendendo às necessidades da colonização.
                Havia, além das “escolas de ler e escrever” e das missões, os colégios, em que estudavam os filhos da elite colonial, com o objetivo de mantê-los como classe dominante, e preparar os futuros missionários. Nestes colégios, ensinava-se principalmente gramática, latim e Filosofia

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

"Doce lucro": a produção de açúcar na América Portuguesa

Queridos alunos

Este bimestre estamos estudando a colonização da América Portuguesa, e, entre outros temas, vamos tratar da produção de açúcar na colônia.

Por isso, recomendo a leitura do texto do link abaixo, da Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN), que aborda o assunto de forma muito interessante!

Doce Lucro - RHBN

Boa leitura!

Ficha 8 - Gabarito

Questão:
Após a leitura desta página, cite os objetivos da expedição de Martim Afonso de Souza.
R: Os objetivos de Martim Afonso de Souza eram: explorar o litoral entre o Maranhão e o Rio da Prata; combater piratas e outros invasores; buscar sinais de novas riquezas, especialmente ouro e prata; e, principalmente, fundar núcleos de povoamento na América Portuguesa.

Questões:
1) Após a leitura das páginas 274 e 275, identifique os direitos e deveres dos capitães-donatários.
R:
Direitos:
Ocupar e explorar as terras em nome da Coroa Portuguesa; deixar a capitania de herança para seus filhos; doar lotes de terra a colonos (são as chamadas sesmarias); aprisionar e vender indígenas como escravos; obter isenção de impostos; ficar com parte das rendas que arrecadava para a Coroa Portuguesa.   

OBS: SESMARIAS são os lotes de terras doados pelos donatários.   

Deveres:
Defender as terras da América Portuguesa contra invasores europeus; construir engenhos; fundar vilas; nomear funcionários; aplicar a justiça em nome do rei português.

2) Explique por que as capitanias eram chamadas de CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.
R: Porque o donatário tinha o direito de deixar a posse de sua capitania como herança para seus descendentes.

Questão:
Por que as capitanias de São Vicente e de Pernambuco, no século XVI, foram bem-sucedidas?
R: Porque seus donatários tinham recursos financeiros próprios e crédito em bancos holandeses; além disso, eles investiram estes recursos na produção de açúcar.

Questão:
Por que podemos dizer que as câmaras municipais, na prática, representavam o “verdadeiro poder no Brasil colonial”?

R: Porque havia grandes distâncias entre os municípios da colônia e a metrópole, e também entre os municípios e o governo-geral, fazendo com que várias decisões importantes fossem tomadas nas câmaras municipais. 

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A América Portuguesa: o período entre 1500 e 1530


       Desinteresse de Portugal pelas terras da América Portuguesa entre 1500 e 1530. Motivos: nenhum sinal que indicasse a existência de metais preciosos; maior interesse no lucrativo comércio com as Índias.
       A partir de 1501: expedições exploradoras para identificar possíveis riquezas e tomar conhecimento das novas terras.
       Descoberta da existência de muito pau-brasil ao longo da costa da América Portuguesa. à Estabelecimento das chamadas feitorias ao longo da costa.
       Relação estabelecida entre os portugueses e os indígenas entre 1500 e 1530: ESCAMBO.
       Ameaças à posse das terras americanas: expedições francesas e espanholas pelo litoral da América Portuguesa.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Gabarito da prova do 3º bimestre

Questão 1:

O aluno deve mencionar a insatisfação do rei francês com o Tratado de Tordesilhas, que dividia as terras descobertas durante a expansão marítima europeia somente entre Portugal e Espanha.

Questão 2:

a) Para o rei espanhol.
b) Os espanhóis fizeram alianças com os indígenas conquistados pelo Império Asteca que estavam insatisfeitos com a dominação exercida pelos astecas; estas alianças aumentaram o número de pessoas lutando ao lado dos espanhóis.
c) Um dentre os fatores:
- Os espanhóis tinham armas de fogo, que além de matar causavam medo e espanto aos indígenas.
- Os espanhóis tinham muitas informações sobre os povos asteca e inca, e isso facilitava traçar estratégias para a conquista dos dois impérios.
 - As doenças que os espanhóis trouxeram consigo mataram muitos indígenas, pois estes eram vulneráveis a elas.

Questão 3:

a) A pirâmide deve apresentar os grupos sociais da América Espanhola na seguinte ordem: 
Chapetones 
Criollos
Mestiços
Indígenas 
Africanos escravizados 

b) Porque as questões políticas, econômicas e étnicas formadoras da sociedade da América Espanhola eram muito diferentes das que deram origem às sociedades da Europa Moderna. 

c) Não, porque a elite política era composta pelos chapetones (espanhóis que vieram para a América) e a elite econômica pelos criollos. 

Questão 4: 

Porque o Vice-Reino da Nova Espanha foi criado onde antes havia o Império Asteca, que tinha muitas minas de ouro; assim, esta região era economicamente a mais importante da América Espanhola. 

Questão 5:

a) O pacto colonial determinava que a colônia só podia fazer comércio com sua metrópole. 

b) A Casa de Contratação era o órgão da administração da América Espanhola que controlava todas as atividades comerciais entre a Espanha e a América, tendo criado para isso o sistema de porto único; assim, a Casa de Contratação tentava garantir o cumprimento do pacto colonial. 

Questão 6:

a) Não. 
OBS: NÃO poderia haver rasura nesta questão, como estava indicado ao lado do enunciado

b) O "encomendero" deveria catequizar e alimentar os indígenas que estavam trabalhando para ele. 

Questão 7:

a) F 
b) F
c) V

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A Carta de Pero Vaz de Caminha

Vamos trabalhar a carta de Pero Vaz de Caminha em sala de aula. Abaixo, você encontra um link para ler a carta toda online: 


Segue abaixo um trecho da carta original. A que estamos trabalhando é uma adaptação feita por mim, para facilitar a compreensão do texto.

"Senhor:
Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saiba pior que todos fazer.
Tome Vossa Alteza, porém, minha ignorância por boa vontade, e creia bem por certo que, para aformosear nem afear, não porei aqui mais do que aquilo que vi e me pareceu.
Da marinhagem e singraduras do caminho não darei aqui conta a Vossa Alteza, porque o não saberei fazer, e os pilotos devem ter esse cuidado. Portanto, Senhor, do que hei de falar começo e digo: (...)"

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Gabarito E.D. - 3º bimestre - questões 1 (F e G) e 5

Questão 1
f) MITA
Devem constar em sua resposta os seguintes elementos:
- Trabalho compulsório indígena
- Trabalho temporário realizado em turnos
- Atividade econômica: mineração
- Havia uma pequena remuneração para os indígenas

g) ENCOMIENDA
Devem constar em sua resposta os seguintes elementos:
- Trabalho compulsório indígena
- Atividade econômica: agricultura
- Os espanhóis deviam fornecer alimentos aos indígenas e catequizá-los

Veja mais sobre o assunto no post anterior. 

Questão 5
a) Os Vice-Reinos eram as regiões economicamente mais importantes da colônia, por serem áreas onde era realizada a extração de ouro e/ou prata na América Espanhola.
As Capitanias Gerais eram regiões consideradas estratégicas, especialmente para a defesa da América Espanhola.

b) O México se localiza no antigo Vice-Reino da Nova Espanha, e a Argentina no antigo Vice-Reino do Rio da Prata.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

América Espanhola: a divisão político-administrativa das colônias

A América Espanhola foi dividida em diferentes regiões, para facilitar a administração da metrópole.
Havia duas classificações das regiões: Vice-Reinos e Capitanias Gerais. Vejamos o que era cada uma delas:

       Vice-reinos: regiões economicamente mais importantes; regiões mineradoras. OBS: o vice-rei era um representante do rei espanhol na América.

       Capitanias Gerais: áreas consideradas estratégicas na colônia, especialmente para a defesa da América Espanhola. Eram economicamente menos importantes que os vice-reinos.

Observe o mapa:



terça-feira, 8 de setembro de 2015

Gabarito do Teste do 3º bimestre

Questão 1:
a) Portugal e Espanha
b) O tratado determinava a divisão das terras descobertas e por descobrir entre Portugal e Espanha.
c) Para evitar disputas pelas terras descobertas durante a expansão marítima entre os dois países.

Questão 2:
Os indígenas e os espanhóis nunca haviam se encontrado, e havia muitas diferenças culturais, e mesmo físicas, entre os dois povos. Por isso, pareciam pertencer a “dois mundos distintos”, que se encontravam pela primeira vez com a chegada de Colombo; daí o uso da expressão “encontro de dois mundos” para descrever o acontecimento.

Questão 3:
a) O fator é a aliança que os espanhóis fizeram com os povos indígenas conquistados pelos astecas, insatisfeitos com esta dominação; com esta aliança, aumentou o número de pessoas lutando ao lado dos espanhóis contra o Império Asteca.
b) Um dentre os fatores:
- Os espanhóis tinham armas de fogo, que além de matar causavam medo e espanto aos indígenas.
- Os espanhóis tinham muitas informações sobre os povos asteca e inca, e isso facilitava traçar estratégias para a conquista dos dois impérios.
- As doenças que os espanhóis trouxeram consigo mataram muitos indígenas, pois estes eram vulneráveis a elas.
c) Malinche foi intérprete de Cortez entre os indígenas, e forneceu a ele muitas informações sobre o Império Asteca.  

Questão 4:
Havia uma disputa pelo trono inca entre dois irmãos, gerando uma guerra civil neste império que o dividiu e enfraqueceu na época em que os espanhóis chegaram à região, facilitando a conquista.


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Organização do trabalho indígena na América Espanhola

Como discutimos em sala, os indígenas não foram propriamente escravizados na América Espanhola, salvo poucas exceções. A mão-de-obra indígena foi explorada com outras duas formas de trabalho compulsório diferentes da escravidão: a mita e a encomienda.

Mita
Sistema de trabalho compulsório indígena utilizado especialmente nas minas de ouro e prata. Os espanhóis encarregavam líderes indígenas de selecionar em suas tribos pessoas para o trabalho na mineração, que eram enviadas às minas e lá trabalhavam durante cerca de 6 meses. Quando acabava o período de trabalho, outros indígenas eram enviados. Havia uma pequena remuneração para os ameríndios.

Encomienda

Sistema de trabalho compulsório indígena utilizado especialmente na agricultura. Os espanhóis, por meio de contratos, eram autorizados pela Coroa Espanhola a explorar a mão-de-obra indígena na agricultura (ou às vezes na mineração), e/ou a cobrar impostos de tribos ameríndias. Os colonos espanhóis deviam dar alimentação aos nativos, e catequizá-los; após o término do contrato, deviam libertar os indígenas. Muitos espanhóis não respeitavam o fim do contrato e continuavam a explorar a mão-de-obra ameríndia. 

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Gabarito - páginas 235 e 245

Página 235
1) De acordo com o autor do texto, o objetivo principal deveria ser a conversão dos indígenas ao Cristianismo.

2) Este objetivo seria alcançado com a colonização das terras americanas pelos conquistadores espanhóis.

3) Porque seu ponto de vista é o de um membro do clero católico, de modo que o objetivo apontado por ele é o mesmo da Igreja Católica. Os conquistadores e a Coroa Espanhola tinham como objetivo fundamental a obtenção de riquezas, como ouro e prata e produtos tropicais valorizados na Europa, para além da conversão dos indígenas à fé cristã.

Página 245

1) Cortez procurou conhecer os indígenas para depois conquistá-los, pois isso facilitava a elaboração de estratégias. Para isso, a indígena Malinche colaborou muito, sendo sua intérprete e fornecendo informações os astecas.

3) - Os espanhóis tinham armas de fogo, que além de mais avançadas que as indígenas, causavam medo e espanto.
- Os espanhóis tinham mais informações sobre os povos indígenas do que estes sobre os espanhóis.
- Os povos indígenas dominados pelos astecas e incas, insatisfeitos com esta dominação, se aliavam aos espanhóis, aumentando o número de homens lutando contra os ameríndios.
- As doenças que os espanhóis trouxeram mataram muitos indígenas, facilitando também a conquista.

4) a) Aparecem na pintura o imperador inca, Atahualpa; o conquistador espanhol Francisco Pizarro; e um padre; aparecem também outros espanhóis e incas.

b) O imperador está sendo sequestrado pelo espanhol Pizarro, e o padre ajuda a dar a justificativa para o ato: Atahualpa teria desrespeitado a fé cristã.

c) Resposta pessoal.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Matéria do teste - 01/09

Conteúdos: 
O Tratado de Tordesilhas - p. 173 e E.D do 2o bimestre. 
Capítulo 14 - itens: 
- a chegada dos espanhóis à América 
- a conquista dos Impérios Asteca e Inca 
Estude pelo seu caderno, exercícios passados em sala e para casa, livro didático, E.D, blog e ficha 4. 

Bons estudos! 

Matéria do teste - 01/09

Conteúdos: 
O Tratado de Tordesilhas - p. 173 e E.D do 2o bimestre. 
Capítulo 14 - itens: 

Matéria do teste - 01/09

capi

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A chegada de Colombo à América - vídeo e atividades

Realize as atividades propostas; siga a ordem exposta aqui. Coloque em seu caderno o título "A chegada dos espanhóis à América: atividades sobre o trecho do filme 1492"

1) Assista ao filme.
Assista ao filme 1492: a conquista do Paraíso, que trata da viagem de Cristóvão Colombo que resultou no descobrimento, do ponto de vista europeu, da América.

2) Após assistir ao filme, pense e elabore em seu caderno um pequeno parágrafo em que você responda à seguinte questão: por que há um "estranhamento mútuo" nestes primeiros encontros entre espanhóis e indígenas?

3) Agora, pesquise o conceito de "etnocentrismo". Você pode recorrer a dicionários, em livro ou online. Registre em seu caderno o que encontrar.

Sugestão de dicionário online:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php 

4) Leia os trechos escritos por Colombo sobre os indígenas, disponíveis no post "Colombo e os indígenas - primeiras impressões de um europeu", neste blog. Com base na leitura e no vídeo, responda: Você acha que os europeus - tomando Colombo como exemplo - tiveram uma postura etnocêntrica em relação aos indígenas? Justifique.

5) Pesquise e registre em seu caderno os conceitos: conquista / colonização / colônia / metrópole. Você pode usar o mesmo dicionário sugerido na outra questão.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Colombo e os indígenas - primeiras impressões de um europeu

Cristóvão Colombo, ao chegar à América, descreveu os indígenas que encontrou, comentando suas primeiras impressões acerca dos nativos americanos. Leia os trechos selecionados abaixo e observe que aspectos da cultura indígena são destacados por Colombo, e, também, o que ele acha sobre religião e leis dos nativos. 

Trecho 1:

"Vão completamente nus, homens e mulheres, como suas mães os pariram." 

Trecho 2: 

"Este rei e todos os seus andavam nus como tinham nascido, assim como suas mulheres, sem nenhum embaraço." 

Trecho 3:

"Não pude saber se possuem bens privados, mas tive a impressão de que todos tinham direitos sobre o que cada um possuía, especialmente no que se refere aos víveres." 

Trecho 4:

"Pareceu-me que eram gente muito desprovida de tudo. (...) Pareceu-me que não pertenciam a nenhuma seita."

Trecho 5:

"Estas gentes são muito pacíficas e medrosas, nuas, como já disse, sem armas e sem leis." 


quarta-feira, 8 de julho de 2015

Gabarito dos exercícios para RP - questões 9 a 11

9) a) A vida de luxo e riquezas levada por uma parte do clero, que contradizia o que pregava a Igreja Católica (desapego aos bens materiais); a venda de relíquias sagradas; a cobrança para ministrar sacramentos; a venda das cartas de indulgência; a venda de cargos eclesiásticos.

b) Veja o gabarito da questão 5 do E.D. do 2º bimestre em postagens anteriores do blog.

c) A Contrarreforma foi um movimento da Igreja Católica para tentar frear o avanço das Igrejas Protestantes e de reverter sua perda de fiéis e de poder político.
Determinações / Medidas: (p. 141)
- Foram definidos os dogmas, a doutrina e os rituais católicos
- Reafirmação do princípio da salvação pela fé e boas obras
- Proibição da venda de indulgências
- Confirmação dos sete sacramentos
- Confirmação do culto aos santos e à Virgem Maria
- Melhor formação dos sacerdotes nos seminários
- Reafirmação do celibato obrigatório para os membros do clero
- Confirmação do papa como autoridade máxima da Igreja Católica e representante legítimo de Deus
- Reorganização dos Tribunais da Inquisição
- Criação do Índex
- Apoio à Companhia de Jesus


10) a) - Portugal foi o primeiro Estado europeu a se unificar
- Os portugueses tinham conhecimentos avançados de navegação
- Os portugueses tinham experiência prévia com navegação em mar aberto
- A burguesia do litoral português era próspera e investia nas navegações

b) Eles tinham interesse em chegar às Índias para conseguir especiarias e produtos de luxo e obter o máximo de lucro com a revenda destes produtos na Europa.

c) Os portugueses tinham o projeto de contornar a África para chegar às Índias ("périplo africano"); os espanhóis tinham a ideia de navegar para o Ocidente para chegar ao Oriente.

11) Características da organização política da Europa da Época Moderna: 
- Poder centralizado nas mãos dos reis
- Estados governados por Monarquias Hereditárias

Características das sociedades europeias da Época Moderna: 
- Pouca mobilidade social
- Clero e nobreza: grupos privilegiados; terceira camada: grupo sem privilégios
- A posição social de um indivíduo era determinada pelo seu nascimento

Principais transformações nas artes e nas ciências: 
- Renascimento Cultural: maior realismo nas artes, preocupação com a proporção, com a perspectiva e com a beleza.
- Ciências baseadas na observação e experimentação dos homens, que descrevem os fenômenos em linguagem matemática.

Principais transformações nas artes, conhecimentos sobre o mundo, ciências e religião:
Renascimento; Reformas Protestantes; expansão marítima; heliocentrismo; ciências baseadas na observação e na experimentação. 

terça-feira, 7 de julho de 2015

Gabarito dos exercícios para RP - questões 1 a 8

1) Na Idade Média, o poder estava dividido entre os senhores feudais na Europa; na Idade Moderna, o poder se centralizou nas mãos dos reis, que passaram a governar seus reinos.

2) a) - Formação de um exército permanente; criação de um corpo de funcionários reais; elaboração de leis que favorecessem a burguesia e limitassem o poder dos nobres; criação de Assembleias do Reino ou Parlamentos.

b) A nobreza, que perderia poder com o processo, se interessou por cargos administrativos para auxiliar o rei a governar. 

c) A burguesia se interessava pela unificação da moeda, das leis, dos impostos, dos pesos e medidas, para que seus negócios e atividades comerciais fossem facilitados. 

3) b) A burguesia era um grupo economicamente poderoso, pois tinha negócios lucrativos e ganhava muito dinheiro; no entanto, a posição social dela era a terceira camada da sociedade, o que significava que ela não tinha os privilégios da nobreza ou do clero, já que a posição social de um indivíduo era determinada pelo nascimento, e não pela riqueza. 

4) Não, porque as sociedades europeias da Idade Moderna tinham diferenciações entre os indivíduos estabelecidas por critérios de nascimento, ou seja, os seres humanos não eram considerados todos iguais perante a lei. 

5) Foi um movimento intelectual e artístico europeu, ocorrido nos séculos XV e XVI, em que foram novamente valorizadas ideias da Antiguidade greco-romana, fazendo, por isso, "renascerem" estas ideias. 

6) A arte renascentista tinha como características a noção de profundidade, com a perspectiva e jogo de luz e sombra, e de movimento, e sua maior preocupação era com a beleza e o realismo da pintura ou escultura. A arte medieval apresentava figuras "chapadas", e estáticas, sem noções de profundidade e movimento, e tinha uma preocupação maior com a mensagem que passava do que com a beleza estética. 

7) Antropocentrismo é a valorização do homem como centro das questões e preocupações humanas, como ser capaz de conhecer o mundo à sua volta por seu próprio raciocínio e observação, já que é a mais perfeita criação de Deus; Teocentrismo é a valorização de Deus como centro das preocupações do homem, e como fonte do conhecimento sobre o mundo e sobre o próprio ser humano. 

8) T - A - A - T 

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Orientações para a Recuperação Parcial

Queridos alunos, 

Está chegando a prova de RP. Coloquei aqui algumas instruções para este momento. Concentre-se nos estudos, faça os exercícios indicados nas aulas síntese e reveja o seu material (caderno, livro, ED, fichas entregues em sala, posts do blog...). 

O que estudar? 


1º bimestre:
Capítulo 5 (O fortalecimento do poder dos reis - páginas 86 a 88) e capítulo 7 (O Renascimento Cultural - páginas 112 a 116 - não ler "as universidades"; + páginas 118 a 123.); 
Ficha 1 (organização política da Europa Moderna) e ficha 2 (organização social da Europa Moderna). 

NÃO será cobrado o capítulo 6 (crise do século XIV)

2º bimestre:
Capítulo 8: A Reforma e a Contrareforma (capítulo todo)
Capítulo 10: A expansão marítima - itens: (olhe seu caderno para verificar por onde estudar cada item)
- Objetivos da expansão marítima
- O pioneirismo português nas grandes navegações
- Os projetos de navegação dos portugueses (périplo africano) e dos espanhóis (navegar para o Ocidente para chegar ao Oriente)

Ficha 3 (A expansão marítima europeia)

terça-feira, 23 de junho de 2015

Gabarito da Prova 2º bimestre

 1)      (Exercício do caderno sobre Contrarreforma) Porque após as Reformas Protestantes, o Cristianismo se dividiu entre os cristãos católicos, cristãos luteranos, cristãos anglicanos e cristãos calvinistas.
2)   (discutimos em sala) Porque a Igreja Anglicana foi criada por motivos políticos, e não religiosos ou doutrinários. 
3) (Adaptada do teste do bimestre) A argumentação dos camponeses, que diziam que não havia nada na Bíblia que justificasse a servidão, se baseava na ideia da doutrina luterana de que toda a verdade está contida na Bíblia; se não havia nela justificativa para a servidão, esta não deveria existir.
4) (Exercício do caderno sobre Contrarreforma; enunciado da questão 6 do E.D.) O principal objetivo da Contrarreforma era conter o avanço das Igrejas Protestantes e evitar o agravamento da crise vivida pela Igreja Católica, tentando reverter sua perda de fiéis e poder político e espiritual.
5) (Questão 9 do E.D.)
a)      Poderiam ser apontadas as seguintes diferenças:
- O oceano Índico, existente e bem representado no mapa 2, é um mar fechado no mapa 1.
- No mapa 2, a América já aparece, enquanto no mapa 1 ela é inexistente.
- No mapa 1, a parte do centro-sul da África está mal representada, mas no mapa 2 o continente todo já está mais semelhante ao que conhecemos hoje.
- A Antártica aparece no mapa 2, mas não no mapa 1.

b)      Com a expansão marítima nos séculos XV e XVI, o conhecimento que os europeus tinham sobre o mundo aumentou muito em relação ao século II, o que explica as diferenças entre os mapas. 

6)      (Questão 7 do E.D.)
a)      O objetivo comum aos dois projetos era chegar às Índias, para comercializar especiarias e produtos de luxo.
b)      O projeto de navegação dos portugueses era o “périplo africano”, ou seja, a ideia de contornar a África para chegar ao Oriente. O projeto espanhol era navegar em direção ao Ocidente para chegar ao Oriente. 
7 7)    V – F – V – V – F – F – V




terça-feira, 16 de junho de 2015

Gabarito - Questão 9 - Estudo Dirigido do 2º bimestre

9) O mapa 1 não tinha a América nem a Antártica, e a parte centro-sul do continente africano não está bem representada. O mapa 2 já traz representações da América e da Antártica, e a África está muito mais próxima da realidade do que no primeiro mapa. Isto se deve ao fato de o mapa 1 ter sido produzido em um momento em que o mundo conhecido era “menor” do que no século XVI, em que foi elaborado o mapa 2; este foi elaborado no período das Grandes Navegações (ou expansão marítima), que ampliaram o conhecimento que os europeus tinham sobre o mundo. 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Matéria da prova do 2º bimestre

Capítulo 8: A Reforma Protestante e a Contrarreforma - capítulo todo.

Capítulo 10: A expansão marítima - itens:
- Objetivos da expansão marítima
- O pioneirismo português nas grandes navegações
- Os projetos de navegação dos portugueses (périplo africano) e dos espanhóis (navegar para o Ocidente para chegar ao Oriente)

Estude pelo livro, caderno, E.D. (questões 1 a 7, e questão 9), ficha complementar 3, e refaça exercícios e o teste (gabarito disponível neste blog).

Bons estudos!


terça-feira, 9 de junho de 2015

Gabarito do Teste - 2º bimestre

   1)  
            a) O clero católico
b) A crítica feita é em relação à vida luxuosa que levava o alto clero católico, que não cumpria suas tarefas ligadas à religião e ao mundo espiritual, preocupando-se mais com a riqueza material.

      
2) 
Doutrina Luterana:
- Cultos e Bíblia na língua local
- Relação direta entre Deus e os fiéis
- Salvação da alma se dá através da fé
- Existem apenas dois sacramentos: Batismo e Eucaristia (obs: É PRECISO nomear os sacramentos que existem na luterana)
- Sacerdotes podem se casar
- Não há hierarquia eclesiástica 

Doutrina Católica:
- Missa e Bíblia em latim
- Há intermediários na relação estabelecida entre Deus e os fiéis
- Salvação através da fé e boas obras
- Sete sacramentos
- Celibato obrigatório para os sacerdotes
- O Papa é a maior autoridade da Igreja


3)   A doutrina luterana afirma que toda a verdade está na Bíblia; os camponeses, a partir disto, argumentaram que, como não havia nada na Bíblia que justificasse a existência da servidão, esta não deveria existir. 

4) Porque a Igreja Católica condenava a usura, mas no Calvinismo, esta prática era vista como prosperidade no trabalho, e esta era considerada um sinal material da predestinação à salvação da alma.  

5) A maior autoridade da Igreja Anglicana era o rei inglês, e na Igreja Católica era o Papa.

6) Letra D.



quarta-feira, 27 de maio de 2015

Gabarito das páginas 129/ 142 do livro didático

Página 129
2) As relíquias são: leite da Virgem; óleos milagrosos; fragmentos da cruz de Cristo; capuz de São Francisco; saia de Nossa Senhora; pente de Santa Ana.
3) Em troca pelas relíquias é dado dinheiro.
4) O autor do texto não concorda com esta troca, o que fica claro pelo tom irônico com que ele aborda a venda de relíquias, e pela crítica do final do trecho lido: “tudo pela avareza dos padres e hipocrisia dos monges que brincam com a credulidade do povo”. Isto quer dizer que esta prática do clero tinha como objetivo apenas a arrecadação de dinheiro, e não era coerente com o que os clérigos diziam ao povo.

Página 142
1) A venda das “coisas sagradas”; no caso específico do texto, a venda de relíquias.
2) Em troca do dinheiro pago pelas relíquias era oferecido o perdão dos pecados aos fiéis.
3) O autor do texto quis dizer que os monges e padres se aproveitavam da credulidade, da ingenuidade, das pessoas para arrecadar dinheiro (“avareza dos padres”). Ao mesmo tempo em que pregavam o desapego aos bens materiais e maior preocupação com o espírito do que com o luxo, muitos membros do clero estavam interessados em lucrar com a venda de relíquias (“hipocrisia dos monges”).  

terça-feira, 26 de maio de 2015

Gabarito questão 5 - E.D. 2º bimestre

No quadro comparativo das doutrinas, devem constar os seguintes elementos em cada uma delas:

DOUTRINA CATÓLICA:

Região em que permanece predominante na Europa: A Igreja Católica continuou sendo predominante em boa parte da Europa, mas especialmente em Portugal, e na Espanha.
- Missa e Bíblia em latim
- Salvação através da fé e boas obras
- Há intermediários na relação estabelecida entre Deus e os fiéis
- Sete sacramentos
- O Papa é a maior autoridade da Igreja
- Celibato obrigatório para os sacerdotes


DOUTRINA LUTERANA: 

Fundador: Lutero 
Região: Sacro-Império Romano-Germânico 
Doutrina:
- Cultos e Bíblia na língua local 
- Relação direta entre Deus e os fiéis 
- Toda a verdade está contida na Bíblia 
- Salvação da alma se dá através da fé 
- Existem apenas dois sacramentos: Batismo e Eucaristia (obs: É PRECISO nomear os sacramentos que existem na luterana) 
- Sacerdotes podem se casar 
- Não há hierarquia eclesiástica 

DOUTRINA CALVINISTA: 

Fundador: João Calvino 
Região: França / Suíça 
Doutrina: 
- Culto religioso simplificado 
- Não há imagens nem altares nos templos 
- Sacerdotes são eleitos pelos fiéis e fiscalizados por eles 
- Salvação da alma se dá através da predestinação 

DOUTRINA ANGLICANA: 
Fundador: Henrique VIII 
Região: Inglaterra 
Doutrina: 
- Bíblia traduzida para o latim 
- O chefe da Igreja Anglicana é o rei inglês 
- Culto aos santos e à Virgem Maria é desestimulado 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

A doutrina católica e a Reforma Protestante

A doutrina católica à época da Reforma Protestante:

- Missa e Bíblia em latim
- Salvação através da fé e boas obras
- Há intermediários na relação estabelecida entre Deus e os fiéis
- Sete sacramentos
- O Papa é a maior autoridade da Igreja
- Celibato obrigatório para os sacerdotes

terça-feira, 12 de maio de 2015

Gabarito da prova (1º bimestre)

1) 1 - Queda das colheitas
2- Morte
3 - Diminuição da mão-de-obra OU maior exploração dos trabalhadores (aceitei qualquer uma das duas respostas)

2) Resposta pessoal do aluno. O texto deve abordar as questões abaixo:
- Aliança entre o rei e a burguesia, em que o rei consegue dinheiro com os burgueses para contratar um exército mercenário, que o ajuda a centralizar o poder em suas mãos.
- A partir do processo de centralização do poder, acontece a unificação da moeda, das leis, dos impostos, sistema de pesos e medidas, o que facilitava muito os negócios da burguesia.

3) Catedral Românica: figura B

- Poucas e estreitas janelas e portas
- Ambiente menos iluminado
- A catedral parece uma fortaleza

Catedral Gótica: figura A

- Muitas e amplas janelas e portas
- Ambiente mais iluminado e alegre
- Presença de vitrais coloridos

4) a) Imagem 2
b)
- Maior preocupação com o realismo e com a beleza da pintura
- Noção de perspectiva (ou de profundidade)
- Ideia de movimento
- Jogo de luz e sombra

5) a) Antropocêntrico
b) Antropocentrismo é a ideia de que o homem deve ocupar o centro das preocupações e questionamentos do próprio homem, porque ele é a mais perfeita criação de Deus. O texto de Shakespeare trata do homem como uma "obra de arte", perfeito em suas capacidades e habilidades, sendo, inclusive, comparável a um deus em seu entendimento do mundo. Por isso, pode-se dizer que o texto mostra um pensamento antropocêntrico.

6) Letra B
7) Letra C

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Gabarito ED - exercício 7

Idade Moderna: séculos XV ao XVIII

Características da organização política da Europa da Época Moderna: 
- Poder centralizado nas mãos dos reis
- Estados governados por Monarquias Hereditárias

Características das sociedades europeias da Época Moderna: 
- Pouca mobilidade social
- Clero e nobreza: grupos privilegiados; terceira camada: grupo sem privilégios
- A posição social de um indivíduo era determinada pelo seu nascimento

Principais transformações nas artes e nas ciências: 
- Renascimento Cultural: maior realismo nas artes, preocupação com a proporção, com a perspectiva e com a beleza.
- Ciências baseadas na observação e experimentação dos homens, que descrevem os fenômenos em linguagem matemática.